A Normose Andreense
Terça-feira, Fevereiro 27th, 2007“Consideremos como normose o conjunto de normas, conceitos, valores, estereótipos, hábitos de pensar ou de agir aprovados por um consenso ou pela maioria de uma determinada população e que levam a sofrimentos, doenças ou mortes, em outras palavras, que são patogênicas ou letais, e são executados sem que os seus atores tenham consciência desta natureza patológica, isto é, são de natureza inconsciente”. Pierre Weil
Nascido no segundo subdistrito de Santo André, mais precisamente em Camilópolis, na Rua João Pessoa, na cozinha da casa da minha avó, sou daqueles que dizia: “Vamos pra Santo André”, quando estava querendo dizer “vamos ao centro da Cidade”.
Lembro-me as tentativas das “insurreições” na busca de emancipação da população do “lado de lá da linha do trem” com o sonho – ou pesadelo – de termos mais um município em nossa região tão precipitadamente retalhada em municípios.
Como esquecer dos efeitos na rotina da família do metalúrgico Zézinho durante as grandes greves do início da década de 80 e do surgimento do PT “o Partido dos Trabalhadores”, como ele dizia cheio de orgulho. (more…)