Cenário político faz dólar ante real contradizer queda da moeda no exterior

O dólar passou a ser negociado em leve alta em relação ao real (Foto: Banco de Dados)

Depois de abrir em queda, o dólar passou a ser negociado em leve alta em relação ao real nesta terça-feira, 1º de dezembro. Ao contrário do exterior, onde a moeda norte-americana perde valor ante várias divisas, o cenário doméstico traz muitos motivos para o viés de alta. A pauta fiscal carregada no Congresso Nacional, a visita técnica de representantes da Standard & Poors e a votação no Conselho de Ética da Câmara de processo contra o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) são os destaques.

Às 9h34, o dólar à vista subia 0,24% e era cotado a R$ 3,8864. A pressão altista pode ser contida por conta dos dois leilões de linha que o Banco Central realiza nesta terça. No mesmo horário, o dólar futuro subia 0,37%, cotado a R$ 3,922.

Newsletter RD

Pela manhã, às 10h30, a Comissão Mista do Orçamento se reúne para analisar o relatório da proposta orçamentária de 2016. O Congresso tem sessão conjunta para votar vetos presidenciais e o projeto que altera a meta fiscal de 2015 às 19 horas.

Também nesta manhã, o IBGE divulgou mais uma queda na atividade econômica brasileira. O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 1,7% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. O recuo veio maior que a mediana negativa de 1,30% calculada pelo AE Projeções, mas dentro do intervalo das estimativas dos analistas de 41 instituições, que esperavam baixa de 0,90% a 2,60%.

Na avaliação da economista-chefe da Rosenberg Associados, Thais Zara, a queda do PIB foi generalizada, com todas as categorias piores que o esperado. “A FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) caiu muito fortemente, com Lava Jato e queda nos investimentos da Petrobras”, afirmou. Para Thais, a queda no consumo das famílias deve se acentuar e afetar mercado de trabalho mais para frente.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes