Faturamento do setor atacadista tem queda real de 6,8% em outubro

O faturamento do setor atacadista e distribuidor recuou 6,8% em termos reais em outubro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad). No acumulado do ano até outubro, em comparação ao mesmo período do ano passado, a queda atinge 9,2%.

Apesar do recuo, a Abad considera que o mês de outubro sinaliza uma recuperação no desempenho do setor em relação a períodos anteriores. A retração real havia sido mais intensa em outros meses: setembro, por exemplo, registrou faturamento 8,2% menor que o do mesmo mês de 2014. Na comparação com o mês de setembro deste ano, o faturamento de outubro cresceu 5,5% em termos reais.

Newsletter RD

“Talvez não consigamos repor completamente a inflação do período, mas estamos confiantes de que já saímos de um período de perdas para uma etapa de recuperação, embora modesta, que deve se consolidar com os resultados de novembro e dezembro”, afirmou em nota o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho.

Em termos nominais, o faturamento do setor cresceu 2,3% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2014. Os dados da pesquisa mensal da Abad, apurada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), apontam ainda que houve queda nominal de 1,3% no acumulado do ano até outubro em comparação ao mesmo período do ano passado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes