Curso de Farmácia fará campanha sobre Fotoproteção

Iniciativa da FMABC integra Campanha Nacional de Fotoproteção (Foto: Divulgação)

O curso de Farmácia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), com apoio dos alunos membros da Liga de Assistência Farmacêutica, participará entre 24 e 26 de novembro da Campanha Nacional de Fotoproteção, organizada pelo Fórum Nacional de Farmácias Universitárias. Os trabalhos ocorrerão no prédio Anexo 3, no campus universitário em Santo André, das 9h às 13h.

Durante os três dias de campanha, professores e alunos estarão à disposição de pacientes e acompanhantes que frequentam os ambulatórios de especialidades da faculdade, bem como de funcionários e da comunidade acadêmica, para passar orientações práticas sobre os tipos de protetores solares, uso corretos desses produtos e cuidados gerais com a pele.

Newsletter RD

Também serão promovidas duas palestras diárias – às 9h e às 11h – na sala de espera do Anexo 3. “Os alunos do curso vão interagir com o público, passando orientações, conscientizando sobre a importância da proteção e tirando dúvidas, além de aplicar questionários sobre o uso de protetores e exposição solar”, acrescenta a coordenadora do curso de Farmácia da FMABC, Sonia Hix.

Câncer de pele

Entre os principais problemas ocasionados pela falta de proteção contra os raios solares está o câncer de pele, que é causado pelo efeito cumulativo da radiação solar e normalmente se manifesta em pessoas com idade mais elevada. Trata-se do tipo de câncer mais comum e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que somente em 2014 foram mais de 188 mil novos casos da doença no Brasil.

As principais características de risco para o câncer de pele são a presença de sardas, antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, além de lesões avermelhadas.

O horário que apresenta risco mais acentuado de exposição ao sol é entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios ultravioletas. O filtro solar ainda é um dos principais meios de proteção contra raios solares e deve ser passado a cada duas horas ou logo após a entrada na água. O uso de bonés, chapéus e camisetas escuras diminui a exposição direta da pele ao sol e também é recomendado.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes