USCS e Mauá miram o empreendedorismo

Representantes da universidade e Prefeitura assinam parceria (Foto: Divulgação)

Em março o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking de empreendedorismo na pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Em 2014, o País teve um aumento de 34,5% no número de empreendedores. De olho no bom momento, a Universidade Municipal de São Caetano (USCS) fez parceria com a Prefeitura de Mauá para alunos do Projeto USCS Empreender apresentarem Planos de Negócios ao Conselho Consultivo da Incubadora de Empresas Barão de Mauá.

O projeto USCS Empreender começou neste ano e abrange alunos de várias áreas, como Direito, Educação, Saúde, Comunicação e Negócios. Atualmente, possui 48 alunos inscritos em 24 empresas. “Existem empresas em grupos de três ou quatro alunos e tem empresas com apenas um aluno. Esses alunos desenvolvem seus projetos através de aulas em ambiente virtual e em aulas presenciais”, explica o professor Luiz Fernando Milani, autor e coordenador do projeto.

Newsletter RD

Depois de passarem pelo passo a passo do projeto e desenvolverem as suas empresas, os alunos apresentam o seus Planos de Negócios para uma banca de professores e para o Conselho Consultivo da Incubadora, formada por empresários e instituições bancárias que fazem a avaliação das propostas.

Cada grupo é formado por alunos a partir do 5º semestre. Mas segundo Milani, aqueles que estão em períodos anteriores já demonstraram interesse em participar. “Várias pessoas estão entrando nesse mundo do empreendedorismo, mas como não têm acesso a informações acabam naufragando em seus sonhos. Com a parceria com a incubadora, os alunos terão uma grande chance de fazer com que seus projetos possam dar certo e assim realizar o sonho de abrir uma empresa”, afirma o educador.

Um ano

As primeiras apresentações para a Incubadora Barão de Mauá ocorrerão em novembro do próximo ano. Das 24 empresas em desenvolvimento, 44% estão voltadas para a prestação de serviços, 35% na área de comércio e os outros 21% na área da indústria. Novas inscrições serão abertas no próximo ano.

“Existem projetos do mesmo tipo na Universidade do Paraná, em Minas Gerais e em São Paulo, mas o nosso projeto é pioneiro aqui no ABC. Estamos inovando e esse é um momento histórico para projetos desse nível em São Paulo. E como é em caráter de Incubadora, vejo que o nosso formato prestará um grande serviço”, diz.

O Protocolo de Intenções assinado entre a Prefeitura e a USCS estabelece que caberá à instituição e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico fazerem os estímulos e a programação de ações conjuntas “somando e convergindo esforços, de acordo com as possibilidades em toda a região, além de promoverem a busca de parcerias e entidades que possibilitem o avanço socioeconômico das empresas instaladas na cidade”, afirma.

Segundo informações da Prefeitura, a Incubadora Barão de Mauá abriga atualmente cinco empresas: Relux Expositores, JOB Trajes, Boniplas, Network Medical e Cam Medical Systems Brasil. O local pode ser expandido para receber mais empreendedores. Cada empresa tem direito a uma área de 90m².

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes