Santo André recebe mostra sobre orixás

Valter Nu ao lado de suas criaturas Oxum, construída a partir de placas mãe de computador, e Ogum sentado sobre a moto feita com teclados e componentes de computador (Foto: Miguel Denser/SCT-PSA)

Com curta duração, a exposição Tecno Orixás, do artista plástico Valter Nu, com seis instalações artísticas, abre nesta quarta-feira (17/11), no Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André, e fica em cartaz até o dia 27. A mostra que homenageia o Mês da Consciência Negra faz homenagem a seis orixás, da tradição ioruba – Iansã, Oxossi, Oxum, Iemanjã, Ogum e Oxumarê. As instalações são construídas com “sucata tecnológica”, a partir de materiais descartados e selecionados pelo artista plástico. A visitação é gratuita.

Em uma das instalações, o orixá Ogum chama a atenção pela imponência com que está sentado sobre uma motocicleta. O veículo, por sua vez, brotou da imaginação de Valter Nu e foi todo construído a partir de peças de computador, teclados e cabos de conexão. A exposição Tecno Orixás já percorreu, neste ano, o Parque Burle Marx, em São Paulo, e algumas de suas instalações estão expostas no Complexo Cultural da Funarte, em São Paulo

Newsletter RD


Valter Nu ao lado de suas criaturas Oxum, construída a partir de placas mãe de computador, e Ogum sentado sobre a moto feita com teclados e componentes de computador
(Foto: Miguel Denser/SCT-PSA)

Plano de Educação tem palestra do MEC 

Com as alterações do Plano Nacional de Educação, será necessária a criação de novas formas de ordenar o atendimento na educação. Estados, municípios e governo federal terão de dialogar. Outra alteração é a criação de nova forma de financiamento, por meio do Custo Aluno Qualidade, que definirá os padrões mínimos para o atendimento dos alunos em cada faixa etária. Sobre estas e outras mudanças, a diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Flávia Maria de Barros Nogueira, realizará a palestra “Os desafios do Sistema Nacional de Educação e do Custo Aluno Qualidade”, que acontece às 14h, no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector (rua Tirol, 5), em Santo André.

A atividade, que reunirá profissionais da Educação do ABC, é uma das discussões temáticas que fazem parte do processo de construção da Conferência Regional de Educação. Marcada para dezembro, a Conferência Regional deverá unir governos, entidades, universidades e sociedade civil na construção de um Plano Regional de Educação. As atividades são coordenadas pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fórum Regional de Educação ABCDMRR e UFABC.


Plano Nacional de Educação traça diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos anos (Foto: Diego Barros/PMSA)


Senac SBC realiza Design Essencial

O Senac São Bernardo recebe no dia 25 a 10ª edição do Design Essencial, ação que oferece tendências e inovações na área de design, por meio de exposições, workshops, palestras e mesas-redondas. O evento, que percorre as 17 unidades da rede no Estado, vem com o tema Iluminar.

Fernando Prado, designer e consultor da mostra, explica que a iluminação adequada pode mudar a percepção do espaço. “A iluminação pode determinar a circulação, a segurança, a compreensão das diferentes funções do espaço e despertar o olhar para detalhes”, diz.

O encontro é dirigido a arquitetos, designers de interiores, decoradores, empresários do setor, designers de produtos, estudantes e professores. A participação no Design Essencial é gratuita para alunos, ex-alunos e funcionários do Senac. Para os demais, algumas atividades custam R$ 10. Inscrições pelo site www.sp.senac.br/designessencial, telefone 0800 883-2000 ou no local.

Vestibular da PUC-SP é tema de palestra gratuita 

O Singular-Anglo Vestibulares promoverá na próxima segunda-feira (23 de novembro) às 15 horas, a palestra Vestibular Unificado PUC 2016, com a professora Ana Maria Zilocchi. O evento é gratuito e aberto para alunos e não alunos da rede de ensino.

Em razão das mudanças implantadas neste ano, a professora abordará os desmembramentos do exame e como ficam os vestibulares da Faculdade de Direito São Bernardo, Faculdade de Medicina ABC – FMABC, Famema, Einstein, Santa Marcelina e outros.

A palestra acontecerá no Singular-Anglo Vestibulares Santo André (rua Alfredo Fláquer, 76 – Centro) e as inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do portal www.singular.com.br .

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes