PIB de setembro do País calculado por Itaú Unibanco tem queda mensal de 0,4%

O Itaú Unibanco divulgou nesta quinta-feira, 12, seu índice de atividade econômica, o Pibiu, para o mês de setembro. Houve queda de 0,4% na atividade naquele mês em relação a agosto, na série com ajuste sazonal. Em relação a setembro de 2014, o Pibiu registrou baixa de 4,5%. Já no trimestre encerrado em setembro – que corresponde ao terceiro trimestre de 2015 – o indicador registrou queda de 4,5% ante o mesmo período do ano passado.

A instituição informou ainda que a expectativa é de queda de 0,9% para o Pibiu em outubro, o que, se confirmado, representará o oitavo recuo consecutivo do indicador de atividade.

Newsletter RD

A despeito dos dados do Pibiu, o próprio Itaú Unibanco mantém projeções ligeiramente diferentes para o resultado efetivo do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2015, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início de dezembro. O banco projeta queda de 3,9% do PIB no terceiro trimestre, ante o mesmo período de 2014, e recuo de 1% na margem, dessazonalizado.

De acordo com o economista Felipe Talles, do Itaú Unibanco, é normal haver discrepâncias entre o Pibiu e as projeções da instituição, porque também é comum que o PIB do IBGE incorpore, em sua leitura, algumas informações que não estão no Pibiu.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes