Sob forte chuva, Massa lidera treino livre esvaziado na Rússia

Em um treino livre que acabou sendo esvaziado pela forte chuva que atingiu o Autódromo de Sochi, o brasileiro Felipe Massa sentiu o gosto de liderar uma atividade da Fórmula 1 ao ser o piloto mais rápido na segunda sessão preparatória para o GP da Rússia, a 15ª etapa da temporada 2015.

As atividades da sexta-feira em Sochi estiveram longe do ideal para os pilotos. Afinal, a entrada dos carros na pista no primeiro treino só foi liberada após 30 minutos, depois do traçado ser limpo em razão do vazamento de combustível por um caminhão de serviço.

Newsletter RD

E a situação não melhorou no segundo treino livre. Afinal, a atividade foi disputada sob chuva intermitente. E como a previsão para o restante do fim de semana é de pista seca, apenas 14 pilotos entraram na pista e somente oito registraram voltas rápidas.

O melhor deles foi Massa. Após ficar de fora da relação dos dez primeiros na atividade inicial, o brasileiro da Williams deu seis voltas na segunda sessão e marcou o tempo de 2min00s458 na melhor delas, o que lhe garantiu o primeiro lugar da atividade, mas não a melhor marca do dia, que foi alemão Nico Hulkenberg, da Force India, registrada na sessão inicial, com a pista seca.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o segundo colocado, com o tempo de 2min00s659. Companheiro de Massa na Williams, o finlandês Valtteri Bottas ficou na terceira posição, com a marca de 2min00s688, seguido do holandês Max Verstappen, da Toro Rosso, último piloto a fazer uma volta em menos de 2min01 – ele fez o tempo de 2min00s806.

O espanhol Fernando Alonso foi quem mais registrou voltas rápidas – 12 – no segundo treino livre e encerrou a atividade em quinto lugar com a sua McLaren, com o tempo de 2min01s077, logo à frente do russo Daniil Kvyat, da Red Bull, que fez 2min01s418. E apenas mais dois pilotos registraram voltas rápidas: o espanhol Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, e o inglês Jenson Button, da McLaren.

Assim, o segundo treino livre para o GP da Rússia terminou sem que os dois primeiros colocados no Mundial de Pilotos, o inglês Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg, registrassem sequer uma volta rápida, ainda que eles até tenham entrado na pista, assim como o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Já o brasileiro Felipe Nasr, da Sauber, e o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, foram alguns dos pilotos que preferiram nem se arriscar na pista durante os 90 minutos reservados para o segundo treino livre.

Os pilotos voltam ao Autódromo de Sochi neste sábado, quando serão realizados o terceiro treino livre e a sessão de classificação, a partir das 9 horas (de Brasília). A largada para o GP da Rússia está marcada para as 8 horas do próximo domingo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes