Falta de acordo trava pauta em São Bernardo

Vereadores culparam petistas pelo travamento da pauta (Foto: Cadu Aragão)

Pela terceira semana consecutiva a falta de acordo sobre requerimentos de vereadores travou a pauta da Câmara de São Bernardo. Na sessão desta quarta-feira (30), apenas um projeto do executivo sobre a doação de área para construção de moradias foi aprovado. Segundo o vereador João Batista (PTB), a pauta foi travada pelos vereadores petistas. Ferrarezi justifica a celeuma com o período eleitoral.

Existiam 30 urgências para serem votadas, quatro do Executivo, nove de vereadores do PT e as demais de legisladores de oposição e do G9. A primeira e única pauta aprovada foi a doação de um terreno na Avenida Tiradentes, no bairro Vila Esperança para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) por meio da Caixa Econômica Federal. Serão construídos 176 apartamentos em uma área de mais de 2,6 mil m². O projeto foi aprovado por unanimidade.

Newsletter RD

Um segundo projeto sobre a doação de um terreno no Grande Alvarenga para a construção de habitações chegou a ser lido no plenário. Vereadores pediram a suspensão dos trabalhos para tentar um acordo. A intenção de oposicionistas era emplacar as suas pautas junto com a do governo no acordo. Em dado momento o vereador Pery Cartola (Solidariedade) se exaltou com alguns colegas reclamando da forma que estava sendo tratado o acordo.

Alguns minutos depois um acordo chegou a ser lido pelo presidente da Casa, José Luis Ferrarezi (PT), mas o líder do PT na Casa, José Cloves – que não assinou o acordo, pediu nova suspensão dos trabalhos justificando não saber sobre o que foi acordado, e a sessão só voltou a ser aberta um minuto antes do final para que fosse encerrada.

João Batista reclamou sobre o assunto. “O PT travou a pauta”, falou o vereador. Para Ferrarezi, a falta de acordos vem por causa das negociações em relação as eleições de 2016. “A tensão pré-eleitoral ainda está na cabeça dos vereadores. Ainda mais com essa questão da janela que foi aberta em março. Então, isso vai refletir aqui na Casa e nas votações, normal”, concluiu o petista.

O petista se refere a sanção da reforma política feita pela presidente Dilma Rousseff (PT) nesta terça-feira (29). A nova lei prevê uma nova janela de filiação de 30 dias, em março para que aqueles que querem ser candidatos. Alguns vereadores como Pery Cartola, Rafael Demarchi (PSD), Marcelo Lima (PPS) e João Batista (PTB) podem mudar de legenda nesse período.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes