Prefeitos da região se reúnem com ministro de Minas e Energia

Prefeitos da região estiveram em Brasília

Prefeitos da região foram recebidos nesta terça-feira (29) pelo ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para discutir o momento enfrentado pela indústria química brasileira. O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT) e o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), representaram a região no encontro, entregando um manifesto em defesa das empresas do setor.

Irregular 1
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou irregular a licitação feita pela prefeitura de Mauá na gestão do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT) para a compra de materiais para desenvolvimento de atividades de estimulação motora e intelectual e de apoio didático pedagógico, no valor de R$ 3,1 milhões. A contratação da empresa Pimpão Ltda. foi feita em 2012.

Newsletter RD

Irregular 2
Segundo o voto do conselheiro Renato Martins Costa, a prefeitura falhou a não fazer uma licitação que não chegasse à cinco participações, havendo apenas duas, o que acabou prejudicando. O Tribunal não estipulou multas aos responsáveis, mas pediu abertura de sindicância para averiguar o que aconteceu nesse caso, além de medidas da atual gestão para que isso não se repita futuramente.

Luto
Por conta da morte do ex-vereador Acylino Belissomi, a Câmara de Santo André cancelou a sessão ordinária que seria realizada nesta terça-feira. O enterro aconteceu no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção. Belissomi atuou como parlamentar no ano de 1964 e de 1969 a 1973 e foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Santo André durante o governo João Avamileno.

Telefone sem fio 1
A péssima repercussão da demissão de Arthur Chioro do Ministério da Saúde, feita por telefone, obrigou a pasta a enviar uma nota de esclarecimento à imprensa. O texto tenta colocar panos quentes, mas o fato é que o médico sanitarista está de saída.

Telefone sem fio 2
Diz a nota: “O Ministério da Saúde informa que o ministro Arthur Chioro tem conversado com a presidenta Dilma Rousseff sobre as articulações envolvendo a pasta na reforma ministerial. Na última quinta-feira (24), o ministro esteve com a presidenta para tratar do assunto e, nesta terça-feira (29), novamente, conversaram sobre o mesmo tema por telefone. A reforma ministerial, que está sendo tratada pelo Palácio do Planalto, deve ser anunciada nesta quinta-feira (1º)”.

Contas
A Câmara de Mauá aprovou nesta terça-feira as contas de 2011 do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT), contrariando recomendação do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Ataque…

Em mais um discurso contra o ex-prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PSDB), o vereador Eder Xavier (PSC), pediu ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) nessa terça-feira (29), que usasse do regimento interno do tucanato para expulsar Auricchio pela condenação por improbidade administrativa na Câmara e no Tribunal de Contas do Estado.

…e defesa

O vereador Edson Parra (PHS) foi à tribuna para defender o ex-prefeito. “Essa questão de condenação é meramente técnica. Eu entendo quando as pessoas querem falar mal, mas considero que isso seja desespero do governo para tirar (Auricchio) da disputa, só porque ele tem 40% de aprovação na cidade. As pessoas estão desesperadas”, afirmou.

Nervoso

No final da sessão desta terça-feira (29), o vereador de São Caetano Pio Mielo (PT) ficou visivelmente nervoso com as novas indagações sobre a sua saída do PT. Sem querer falar com os jornalistas, Mielo apenas disse. “Não sou eu que deixou o PT, mas foi o PT que me deixou”. O então petista ainda aguarda por conversas internas para sair da legenda sem perder o mandato.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes