Campos apoia candidatura de Zacarias, mas não descarta vice

O futuro do PTB é uma das principais dúvidas do xadrez político de 2016 em Santo André.

A cúpula do PTB se reuniu na noite desta sexta-feira (25) na Câmara de Santo André, em encontro que contou com a presença do líder maior da sigla no Estado, o deputado estadual Campos Machado. Apesar de ter defendido que a sigla tenha candidatura própria na cidade, o petebista deixou as portas abertas para uma possível composição em que o PTB indique o vice.

O futuro do PTB é uma das principais dúvidas do xadrez político de 2016 em Santo André. O vereador Luiz Zacarias foi escolhido como pré-candidato a prefeito pelo partido, mas é cobiçado para ser postulante a vice-prefeito.

Newsletter RD

“Hoje a possibilidade mais concreta que existe é ter candidato [a prefeito em Santo André]. Agora, os ventos da política são dinâmicos. Se os ventos caminharem no sentido de que o partido possa ter uma coligação, aí quem decide isso é o diretório municipal”, afirmou Machado. “Gostaria que Santo André tivesse candidato próprio, mas caso o diretório vá para outro caminho vou respeitá-los”.

A presença de políticos de diversas legendas no encontro deu o tom da importância do PTB no quadro sucessório do ano que vem. Estiveram presentes nomes que podem disputar o cargo de prefeito em 2016: o ex-secretário de Obras de Santo André, Paulinho Serra (PSDB), o secretário de Governo de São Caetano, Nilson Bonome (PMDB), o presidente da OAB Santo André, Fábio Picarelli (que deve se filiar ao DEM) e os vereadores Almir Cicote (PSB) e Ailton Lima (SDD).

“O PTB de Santo André não pode esmorecer, tem que ter candidatura própria. Até hoje o pessoal fala que [a intenção de ser candidato] é só fumaça, mas não existe isso”, afirmou Zacarias.

Outras cidades
Campos traçou panorama de como o PTB estará inserido em outras cidades da região. Em São Caetano, a única certeza é que a legenda não apoiará José Auricchio Jr (PSDB). O partido ainda avalia se apoiará o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) ou tentará candidatura própria. Um dos nomes cotados é o de Paulo Bottura, que recentemente deixou o PROS para voltar ao PTB.

Em São Bernardo o quadro está consolidado desde que Admir Ferro se filiou à legenda e colocou o PTB de vez na oposição ao governo Marinho. Ferro deve ser candidato a vice de Alex Manente (PPS).

Ao contrário do que aconteceu com Auricchio, a saída de Clóvis Volpi do PTB não foi conturbada. “Ele saiu pela porta da frente, com meu aval”, afirmou Campos Machado. O ex-prefeito de Ribeirão Pires deixou o partido rumo ao PSDB para ser candidato a prefeito em Mauá, com apoio do governador Alckmin. Mesmo mantendo uma relação amigável com Volpi, o presidente estadual do PTB não garante apoio ao postulante tucano. “Porque eu tenho que respeitar também a posição dos vereadores”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes