Febraban defende que reajuste de 5,5% mantém poder de compra médio dos bancários

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) defendeu nesta sexta-feira, 25, que a proposta de reajuste salarial de 5,5% oferecida aos bancários, abaixo dos 16% pedidos pela categoria, mantém o poder de compra médio dos trabalhadores nos próximos 12 meses, pois está “em linha” com a expectativa de inflação desse período.

“Neste momento delicado da economia, a proposta visa compensar perdas decorrentes da inflação passada, sem contaminar os índices futuros, o que iria contra os esforços do governo para reequilibrar os fundamentos macroeconômicos”, afirma a federação em nota, ressaltando que a proposta salarial de 2015 vem após um processo de aumentos reais de salários interruptos desde 2004.

Newsletter RD

A Febraban destacou também que o reajuste de 5,5% será complementado pelo abono de R$ 2,5 mil que será pago a todos os bancários. Além disso, acrescentou, os trabalhadores receberão de 5% a 10% de participação dos lucros dos bancos. A federação ressaltou ainda que essas propostas serão complementadas por cláusulas “não econômicas” ainda em negociação, “que trarão benefícios sociais importantes, com melhoria das relações de trabalho.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes