Lojistas de Santo André pedem estacionamento e segurança

Estacionar na rua tem preço (Foto: Pedro Diogo)

Pesquisa encomendada pela Sociedade Oliveira Lima (SOL) e realizada pelo Instituto Scenso, mostra que os comerciantes estabelecidos na rua Coronel Oliveira Lima e adjacências, em Santo André, têm como principais reivindicações o aumento do número de vagas gratuitas de estacionamento nas ruas centrais e a melhoria na segurança pública. Os dados coletados servirão para elaborar propostas a serem encaminhadas para a Prefeitura do município, em reunião a ser agendada até o final do ano.

O levantamento foi dividido em três diferentes temas, marketing/propaganda, infraestrutura e outras iniciativas de responsabilidade do poder público. No que diz respeito à infraestrutura, a principal reivindicação, feita por 26%, é de aumento das vagas de estacionamento gratuito com o fim do sistema de zona azul. Outros 6,3% citaram mais estacionamentos, sem especificar se gratuito ou pago. Entre aqueles que deram outras respostas, 13% pediram investimento em mais segurança e 4,3% indicaram a redução de impostos municipais, pois isso ajudaria os lojistas a reduzirem preços de produtos.

Newsletter RD

Realização de eventos (6%), divulgação do comércio local (1,7%) e melhoria no visual da região (1,3%) foram os principais pontos citados por aqueles que veem as ações de marketing/propaganda como a melhor foma de atrair mais consumidores.

O presidente da SOL, Flávio Martins, disse que o objetivo é saber a opinião dos lojistas para alinhar com as propostas que serão apresentadas à Prefeitura. 

“Segurança é um tema recorrente, uma discussão que existe desde a primeira vez que presidi a SOL, há 16 anos. Quanto às vagas de estacionamento, entendo que a Prefeitura deveria fazer uma gestão menos voltada à arrecadação. O valor da zona azul é quase igual a dos estacionamentos particulares, mas ninguém tem segurança para estacionar na rua. Quem sabe garantir um período de gratuidade antes de cobrar efetivamente. Isso tudo será objeto de estudos”, comentou Martins.

Analista de opinião do Instituto Scenso, Marcos Soares observa que a pesquisa aponta para a necessidade de requalificação da região central de Santo André. “O cliente, quando vai às compras,  faz comparações entre o comércio de rua e os shoppings. As duas principais demandas, estacionamento e segurança, são limitadores do comércio de rua, que precisa criar diferenciais para manter ou até qualificar sua clientela”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes