Santo André realiza mapeamento para recapear ruas

Rua Saldanha da Gama, uma das vias de Santo André que passará por recapeamento (Foto: Caíque Alencar)

A Prefeitura de Santo André deu início a um mapeamento para definir quais ruas e avenidas da cidade vão passar por obras de recapeamento nas próximas semanas. O estudo está sendo feito a pedido do secretário Carlos Sanches, o Carlão, que assumiu a pasta em julho.

As intervenções esbarram na restrição orçamentária da administração. Por isso, o governo Grana quer ajuda externa para viabilizar as obras.

Newsletter RD

“Fizemos uma solicitação no banco de fomento do governo do Estado, de uma verba de R$ 20 milhões para investir no recape de Santo André, que é necessário. Mas até agora não obtivemos resposta”, afirma Carlão. “Vamos recapear algumas ruas dentro do nosso limite”.

Antes da conclusão do mapeamento, no entanto, a Prefeitura já definiu algumas vias que passarão por obras. “Estamos partindo do princípio das grandes demandas que aparecem. Tem um trecho da Queirós Filho que está horrível, que nós vamos ter que fazer, entre a primeira pracinha e a rua Marquês de Alegrete [na Vila Humaitá]”, afirma o secretário.

A rua Saldanha da Gama, no Jardim Monções, e parte da Estrada do Pedroso também passarão por recapeamento.

Buracos e ondulações
O RD percorreu ruas e avenidas de Santo André e encontrou vias com buracos, ondulações, terra, pedras e, inclusive, vazamentos em bocas de lobo. Um das vias visitadas foi a rua Saldanha da Gama.

Além de ondulações causadas por serviços de manutenção pontuais e buracos, as regiões laterais da rua, próximas às sarjetas, não são asfaltadas e têm grandes pedregulhos e muita terra. O que piora a situação é que a via faz parte do itinerário de muitas linhas de ônibus, de forma que os buracos crescem e se tornam verdadeiras crateras.

No Parque Jaçatuba, a situação não é diferente. A pavimentação de todo o bairro é antiga e em muitos pontos o asfalto já está cedendo, mas a situação está mais crítica nas ruas Aracanga e Ibaté, já que os buracos permitem até que pequenas vegetações rasteiras brotem sobre o solo.

Já na rua Toledana, no Jardim Santo André, o vazamento de uma tampa de esgoto prejudica ainda mais a situação precária do asfalto, que apresenta muitas rachaduras, elevações de remendos e trechos com níveis irregulares causados pelo peso dos veículos que passam pelo local.

Na avenida dos Estados, os típicos calombos no meio da pista continuam sem solução, assim como na avenida Queirós Filho.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes