Paulinho Serra comunica Grana que vai para o PSDB

Paulinho conversou com prefeito e avisou sobre saída do PSD

O ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, vai se filiar na próxima segunda-feira (21) ao PSDB, com o objetivo de ser candidato a prefeito em 2016.

Paulinho conversou com Carlos Grana (PT) na manhã desta quinta-feira (17) e comunicou oficialmente ao prefeito de Santo André que está de saída do PSD. A filiação ocorrerá na capital paulista, na sede do diretório estadual do PSDB.

Newsletter RD

“Estive hoje de com o ex-secretário Paulinho Serra em um café da manhã e ele me informou que já tomou a decisão, que vai sair do PSD e vai se filiar ao PSDB. Está consolidado”, revelou o prefeito.

Paulinho preside o PSD de Santo André e ficou no governo Grana durante 2 anos e meio. “Disse para ele que cada decisão é uma renúncia. Ele poderia ser candidato pelo PSD e não ter que carregar esse fardo pesado que é o PSDB, principalmente o descaso com que o PSDB tratou a cidade de Santo André. É um fardo”, avaliou Grana.

Procurado pelo RD, Paulinho Serra preferiu se pronunciar sobre a decisão somente na semana que vem.

“Pra mim não foi nenhuma surpresa, estava apenas no aguardo timing dele. Vejo como um processo natural da política. Vamos ser concorrentes, não tem jeito. É parte do jogo”, afirma o secretário de Governo de Santo André, Arlindo José de Lima. “O objetivo é o mesmo, a gente de fazer uma reeleição e ele de ser prefeito. Não tem dois prefeitos. Um tem quem sair. Vamos trata-lo com respeito, mas como adversário”, promete.

De volta ao ninho

Esta é a segunda passagem de Paulinho Serra pelo PSDB. Foi eleito vereador duas vezes pelo partido, em 2004 e 2008. Após ter tentado, sem sucesso, emplacar candidatura a prefeito em 2012, deixou a sigla rumo ao PSD e apoiou o então candidato Carlos Grana.

O possível retorno de Paulinho ao ninho tucano agitou os bastidores da política de Santo André nos últimos meses. Dentre todos os cenários possíveis a respeito do futuro político do ex-secretário, a candidatura a prefeito pelo PSDB sempre foi a mais provável, apesar de uma candidatura pelo PSD ter sido cogitada em alguns momentos.

Em tese, o novo prazo-limite de filiação estabelecido pela reforma política da Câmara dos Deputados (que passou de um ano para seis meses antes da eleição) daria a Paulinho a possibilidade de deixar a decisão somente para o ano que vem. 

No entanto, a pressão do PSDB para uma definição acabou pesando. “Havia um setor do PSDB procurando o ex-prefeito [Aidan Ravin] como uma opção no caso de uma resposta negativa dele”, contou o prefeito Grana, relatando o que disse Paulinho no encontro desta quinta.

PSD pode ser destino de José de Araújo

Paulinho Serra preside o diretório municipal do PSD e após sua saída o partido pode ganhar um novo filiado: José de Araújo, vereador de Santo André e líder do governo Grana na Câmara, que deixou recentemente o PMDB e está sem partido. 

O PSD está no topo da lista de preferências de Araújo, mas o vereador ainda esperava uma decisão final de Paulinho para decidir em qual partido iria se filiar. Caso o ex-secretário de Obras ficasse no PSD, o parlamentar teria que mudar os planos.

Oficialmente, o discurso de Araújo ainda é de cautela. “Ainda não deu tempo de sentar com ninguém para conversar. Vamos começar a discutir a partir de amanhã [hoje]. Ainda não está definida a melhor opção”, afirma. O PSD deve integrar o arco de alianças que apoiará a reeleição de Grana no pleito de 2016.

 
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes