PSDB filia novos tucanos da região

Milantes dão boas-vindas a Clóvis Volpi no PSDB (Foto: Divulgação)

O PSDB realizou na noite desta quinta-feira (10) evento de filiação de novos integrantes do partido, em um clube localizado no bairro de Moema, na capital. Entre os presentes, estavam lideranças políticas da região que migraram para o ninho tucano como o ex-prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., e o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi. Os senadores Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, e José Serra, compareceram ao encontro.

Algumas das principais filiações concretizadas nesta quinta-feira foram articuladas pelo governador Geraldo Alckmin, que também esteve no evento. Com o objetivo de se fortalecer para a próxima eleição presidencial, Alckmin decidiu investir todas as forças do PSDB paulista para conquistar o maior número possível de prefeituras no ano que vem.

Newsletter RD

É fruto dessa estratégia, por exemplo, a migração de Volpi do PTB para o PSDB, para ser candidato a prefeito de Mauá. Alckmin enxergou no ex-prefeito de Ribeirão Pires – que comanda o IPEM, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo –, o nome ideal para tentar tirar o PT do comando do Paço mauaense.

Clóvis Volpi deixou PTB na quarta-feira (9) e ingressa no PSDB com a meta de derrotar Donisete Braga (PT), que tentará a reeleição. “Quando fui candidato em Ribeirão Pires pedi para darem uma oportunidade para que eu mostrasse uma forma diferente de governar e fizemos um governo muito bem avaliado. Acho que em Mauá cabe um pouco isso também”, afirma Volpi.

José Auricchio Jr., que foi secretário de Esporte, Lazer e Juventude do governo Alckmin, se filiou ao PSDB com o objetivo de ser candidato a prefeito de São Caetano. O ex-petebista esbarra, no entanto, no fato de suas contas terem sido rejeitadas na Câmara, o que o torna inelegível.

Cotado para ser candidato a prefeito em Santo André em 2016, o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, não esteve presente no ato. O ex-deputado federal e ex-prefeito de São Bernardo, William Dib, também não foi ao encontro.

Protagonismo

O PSDB tenta garantir protagonismo nas eleições municipais de 2016 na região e compensar o desempenho pífio que o partido teve na disputa de 2012.

A legenda espera surfar na onda antipetista que percorre o país e atinge o ABC – a presidente Dilma Rousseff só venceu em apenas duas cidades da região na última eleição presidencial e o governador Geraldo Alckmin foi vitorioso nas sete cidades.

Provável candidato a prefeito de São Bernardo pelo PSDB no ano que vem, o deputado estadual Orlando Morando esbanja otimismo. “Estamos caminhando para ter o melhor resultado da história do PSDB na região”, afirma o parlamentar. “Vamos passar dos atuais dois para oito vereadores do PSDB na Câmara de São Bernardo. A meta vai ser essa e nós vamos cumprir”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes