Alcoa promete aderir ao PPE, mas demite trabalhadores

Unidade da Alcoa em Utinga tem 390 funcionários; maioria será beneficiada por PPE

A fabricante de alumínio Alcoa selou acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá para adesão ao PPE (Programa de Proteção ao Emprego) a partir de janeiro do ano que vem.

O acordo firmado na terça-feira (8) vai permitir que cerca de 80% do atual quadro de funcionários da empresa continue empregada e foi aprovado pelos trabalhadores em assembleia realizada na tarde desta quarta (9). A unidade de Santo André, localizada em Utinga, tem 390 profissionais.

Newsletter RD

Empresas que aderem ao PPE podem reduzir temporariamente em 30% a jornada de trabalho com diminuição proporcional no salário, por um período de seis meses, renováveis por mais seis meses. O programa foi criado com o objetivo de evitar demissões em massa que poderiam ocorrer por causa da crise econômica.

A adesão da Alcoa, no entanto, não será suficiente para salvar o emprego de todos os atuais funcionários da companhia. A empresa confirmou que 80 trabalhadores – cujas demissões já tinham sido anunciadas antes do acordo –, serão desligados a partir desta quinta-feira (10). 

A companhia ofereceu benefícios adicionais para estes trabalhadores que serão demitidos. De acordo com o sindicato, cerca de 75% dos desligados receberão o equivalente a quatro salários.

Com exceção deste grupo, todos os outros funcionários estarão com os empregos garantidos até pelo menos junho de 2016, quando termina o prazo inicial do PPE, que poderá ser renovado até dezembro do ano que vem. “A aceitação do acordo ocorreu de forma unânime na assembleia”, relata o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, José Braz Silva, o Fofão.

A primeira empresa de Santo André a aderir ao PPE foi a Dal Pino, fabricante de lâminas para corte de carne instalada na avenida Industrial e que tem cerca de 60 funcionários.

Histórico
A unidade de Utinga foi construída em 1943 pela Alcan Alumínio do Brasil e foi adquirida pela Alcoa em 1996. Os materiais produzidos pela fábrica são destinados principalmente ao mercado industrial, para os segmentos automobilístico, de transportes, equipamentos elétricos, máquinas e equipamentos e indústrias de bens de consumo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes