Premeditando o Breque faz show no Sesc Santo André

Premedidanto o Breque fará compilado de toda trajetória do grupo de MPB (Foto: Divulgação)

A banda Premeditando o Breque se apresenta nesta sexta-feira (4), às 21h, no Sesc Santo André em mais um show que reunirá faixas de mais sucessos da banda. No repertório da apresentação, que será um compilado de toda a trajetória do grupo e terá duração de cerca de uma hora, hits como Fim de Semana, Marcha da Kombi, Rubens e São Paulo, São Paulo não devem ficar de fora da lista que será tocada pela banda.

A reportagem conversou com o vocalista e violonista da banda, Wandi Doratiotto, e o artista explicou que a cultura tem muita força no ABC e mesmo o público mais jovem gosta da banda. “Eu acho o máximo tocar nessa região. Nós sempre fomos muito bem recebidos. É uma plateia que até os pais já falaram com os filhos e frequentam os centros culturais. Uma parte dos jovens que nos veem também gosta da gente”, afirma o vocalista.

Newsletter RD

Sobre a expectativa para o show, Wandi conta que é sempre muito agradável tocar na região. “Eu tenho sempre uma perspectiva simpática de tocar aí [no ABC]. Vem gente de todos os lugares e eu sempre encontro velhos amigos”, diz.

Início

O Premê (simplificação do nome original da banda) surgiu na ECA (Escola de Comunicação e Arte) da Universidade de São Paulo, na década de 1970, quando um grupo de estudantes se reuniu para produzir músicas diferentes das que eram ouvidas na época. “Nós surgimos com o objetivo de fazer um som diferente, tocado em lugares mais simples, também fugindo dos instrumentos mais complexos como o piano, por exemplo”, explica Doratiotto.

No início das atividades da banda, as apresentações se limitavam aos departamentos e restaurantes da própria Universidade. Conforme o grupo se tornava mais conhecido e ficou em segundo lugar no 1º Festival Universitário de Música Popular Brasileira, em 1979, com o samba-de-breque Brigando na Lua, a banda adicionou a guitarra elétrica, o violoncelo e o baixo elétrico aos instrumentos tocados. “Os timbres começaram a crescer e nós começamos a colocar elementos do rock n’ roll nas composições e fazer arranjos mais sofisticados. Até porque nós temos interesse por todas as vertentes da música brasileira”, conta.

Melhor trabalho

A partir de então, a banda emplacou com o lançamento do primeiro LP Premeditando o Breque (1981) e, na avaliação de Doratiotto, é o melhor trabalho do grupo até hoje. “Aí nós fomos lançando novos a cada dois anos e fazendo viagens em apresentações pelo País.”

Hoje, as apresentações da banda são mais esporádicas e a maioria delas são realizadas na capital paulista e região metropolitana. “Já somos uma banda com longo tempo na estrada e não dá para viver mais só disso”, declara o vocalista.

No entanto, o grupo planeja lançar no ano que vem uma coletânea com a discografia completa do Premê pelo Sesc. “Nós só estamos esperando a liberação das obras dos músicos para fazermos esse box”, afirma.

Serviço:
Show Premê
Sesc Santo André
Endereço: rua Tamarutaca, 302, vila Guiomar – Santo André
Sexta-feira, 4 de setembro
Horário: 21h
Telefone: 4469-1200

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes