Associação prevê que geração eólica chegará à capacidade de 9 mil MW neste ano

A geração eólica deverá alcançar a capacidade de 9 mil megawatts (MW) até o fim do ano, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Atualmente, a capacidade é de 7 mil MW. Até 2023, devem ser alcançados 23 mil MW, informou a instituição, em palestra de abertura do evento Brazil Windpower 2015.

Hoje, a geração eólica representa 5% da matriz energética brasileira, por meio de 281 parques eólicos distribuídos em 11 Estados. Apenas para este ano é esperada a instalação de 113 novos parques eólicos, com capacidade total de 2,7 mil MW.

Newsletter RD

“Desde 2009 para cá, quando o governo brasileiro iniciou os incentivos para introduzir a energia eólica na matriz elétrica brasileira, os leilões de energia contrataram cerca de 13 mil MW de potência instalada”, informou a Abeeólica, em nota oficial.

Segundo dados da associação, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de produtores de energia eólica. “A Abeeólica estima que, em breve, o País estará entre os líderes mundiais na produção e no investimento na fonte”, informa o texto.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes