Subsídio será estendido a outras cadeias produtivas

Miriam Belchior disse que mantém diálogo com alguns setores. Ao lado, o prefeito de Mauá, Donizete Braga (Foto: Pedro Diogo)

A presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, afirmou nesta terça-feira (25/8), durante evento de entrega de 116 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Mauá, que os subsídios financeiros concedidos ao setor automotivo vão ser estendidos para outras cadeias produtivas.

De acordo com Miriam, já há conversações com alguns setores como o metal-mecânico, de máquinas e equipamentos e o eletroeletrônico para garantia de crédito nos mesmos termos acertados com a cadeia automotiva. “A ideia é atender a todos. A mesma lógica que adotamos e que a Petrobras já havia adotado com seus fornecedores será aplicada para as demais cadeias. Concederemos linha de crédito para que os fornecedores possam atender aos pedidos das grandes empresas”, afirmou.

Newsletter RD

O objetivo é o de evitar distorções, pois setores da economia reclamam que o governo tem se preocupado apenas com a indústria automobilística e deixado outras áreas produtivas de lado. “Nós achamos que essa linha de crédito vai gerar equilíbrio e atenderá as necessidades da economia brasileira”.

Recursos

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciou que os bancos públicos – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal – liberariam linhas de financiamento com juros mais baratos para empresas do setor automotivo. O objetivo era auxiliar principalmente a cadeia de fornecedores das grandes montadoras.

No dia 18/8, a Caixa anunciou que disponibilizaria cerca de R$ 5 bilhões até o final do ano em linhas de capital de giro e de financiamento, enquanto o Banco do Brasil, no dia seguinte, anunciou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões. Em contrapartida, as empresas beneficiadas devem se comprometer a manter os empregos para ter o direito ao crédito com condições especiais.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes