Hyodo aposta em São Bernardo como Zona de Exportação

O secretário definiu como estratégia continuar os trabalhos do antecessor e iniciar discussões para transformar a cidade em ZPE

Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo no dia 30 de julho, Hitoshi Hyodo tem consciência de que o pouco tempo que resta para o fim da gestão Luiz Marinho dificulta a implementação de projetos próprios. Por esta razão, o secretário definiu como estratégia dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo antecessor, Jefferson José da Conceição, que comandava a Pasta desde 2009, e também iniciar discussões para transformar a cidade em Zona de Processamento de Exportações (ZPE).

As ZPEs garantem vantagens fiscais para as empresas instaladas como suspensão do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), PIS/Pasep, entre outras vantagens. Regulamentada em 2008 por meio de medida provisória, o sistema ainda engantinha no País. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), atualmente existem 22 ZPEs em diferentes fases pré-operacionais, distribuídas em 18 Estados.

Newsletter RD

Hyodo diz que recentemente recebeu representante do Ministério do Desenvolvimento que trouxe um projeto para implantação de uma ZPE. “A nós foi dada a oportunidade de conversar com o secretário executivo especialista neste assunto para analisarmos a viabilidade de trazer para São Bernardo um projeto dessa envergadura”, afirma.

O secretário também diz ter entrado em contato com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC para falar sobre a questão e da possibilidade de estender o projeto para outros municípios da região. “Já fizemos o convite para discutir o assunto que ainda não aconteceu por conta de agenda”, comenta.

O Consórcio Intermunicipal confirmou o convite e disse que o assunto será tratado pelo Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico e pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC em reunião cuja data será definida.

Apesar de o município ter força nas exportações por conta da indústria automotiva, que engloba montadoras e autopeças, Hyodo vislumbra a possibilidade de transformar São Bernardo em uma máquina exportadora também em outros segmentos. “A ZPE é multisetorial, não se limita a uma única cadeia. É claro que se trata de discussões iniciais. Ainda precisamos realizar debates técnicos para disseminar esse assunto no âmbito regional”, explica.

Realidade

Diretor licenciado do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Bernardo, Hitoshi Hyodo ainda está na fase de reconhecimento da Secretaria que assumiu. Seu objetivo é aproveitar a experiência no mundo corporativo para fazer uma interconexão com o poder público. “Quero trazer um pouco da realidade da indústria e tentar conectar com projetos do município que já estão em curso. Também estudo a adoção de iniciativas de curto prazo que auxiliem empresas que passam por dificuldades, já que vivemos um momento de crise”, diz.

Para Hyodo, a Secretaria tem como função desenvolver políticas em conjunto com outras Pastas, que ficariam responsáveis  pela execução dos projetos traçados. “É uma secretaria de inteligência”, definiu.

Dinâmica pública não choca secretário

Empresário do setor de tecnologia e diretor licenciado do Ciesp São Bernardo, Hitoshi Hyodo disse não ter estranhado a dinâmica imposta pelo poder público que muitas vezes engessa iniciativas de interesse da sociedade. Na condição de secretário de Desenvolvimento Econômico, o discurso por menos burocracia dá lugar a um outro que reconhece a necessidade de haver cuidados nas tramitações de projetos.

“Tem essa questão, não de burocracia e sim de tramitação legal. Nas empresas nós temos as áreas jurídicas. Aqui (na Prefeitura) a gente tem um jurídico permanente até para que o desenvolvimento dos processos não tenha nenhum tipo de problema no aspecto legal”, comentou.

Essa é a segunda vez que Hyodo assume um cargo público em São Bernardo. Na primeira, dirigiu a Diretoria de Fomento à Indústria, na última gestão do então prefeito Maurício Soares.

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes