São Bernardo tem programação especial de aniversário

Banda Ratos de Porão é uma das atrações das festividades (Foto: Wander Willian)

Para marcar o aniversário de 462 anos de São Bernardo, a cidade realiza a partir desta quinta-feira (20) uma programação especial com várias atividades de lazer durante todo o final de semana.

Para dar abertura aos eventos de comemoração nesta quinta, será realizada a 15ª Copa São Bernardo de Gateball, a partir das 7h45, com o objetivo de valorizar a prática esportiva como opção de lazer e possibilidade de troca de experiências entre as diferentes culturas. A competição será realizada no Estádio Gíglio Portugal Pichinin (Baetão) e deve reunir cerca de 250 atletas, divididos nas categorias  sônen (até 69 anos) e kôreisha (acima de 70 anos).

Newsletter RD

Às 8h haverá uma celebração eucarística do padre Giuseppe Bortolato na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (Matriz), com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, da diocese de Santo André. Das 8h às 18h, no espaço Cajuv, será organizada uma mostra na qual os visitantes poderão conhecer diversos tipos de orquídeas de todo o País, além de outras espécies importadas da planta.

No mesmo horário, haverá também o tradicional Desfile Cívico Militar com participação dos alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, grupos culturais, escoteiros, integrantes de programas sociais e esportivos da cidade, agentes de saúde e ONGs, além de apresentações de fanfarras e percussão. A ala militar será representada por oficiais e veículos motorizados do Tiro de Guerra, Guardas Civis Municipais, policiais civis e militares, Polícia Rodoviária, Policiamento Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Para completar a comemoração, serão realizados nos parques da Juventude Città di Maróstica e Chácara Silvestre shows de bandas de quatro estilos musicais (samba, reggae, hip hop e metal), formados por artistas e grupos da cidade, sendo que os destaques são as bandas Mato Seco e Ratos de Porão.

No Palco Samba, do Chácara Silvestre, as atrações principais são Katinguelê e Chrigor, que entram no palco a partir das 11h. 

Final de semana tem reggae, hip hop e samba 

Na continuação da programação, a banda Planta e Raiz se apresenta junto com outras, como INI Sounds, Tempo de Revolução, Guerreiros de Judá e Ras Mocambo no Palco Reggae, do Parque Chácara Silvestre, na sexta-feira (21), a partir das 11h.

No sábado (22), as atrações vão desde o hip hop, no Parque da Juventude, a partir das 12h30, até encontros de violeiros no estacionamento inferior do Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib.

O complexo Vera Cruz também estará aberto para visitação, com exposição da história dos estúdios e detalhes do projeto para reativá-lo como centro de produção audiovisual. 

Já no domingo (23), a sambista paulista Fabiana Cozza apresentará Partir, o seu mais recente álbum, em show marcado para começar às 16h no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena. Vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2012 na categoria Melhor Cantora de Samba, Fabiana Cozza cantou, ao longo de sua carreira, em parceria com nomes consagrados como Elza Soares, Leny Andrade, João Bosco, Zimbo Trio, Francis Hime, Ivan Lins, Leci Brandão, entre outros.

No clima de folcore, haverá o Expresso Batucada e o Batuque de Umbigada, encontros de grupos que fazem manifestações e produzem atividades relacionadas à cultura popular de matriz africana na cidade e grupos tradicionais de outras localidades. Essas atividades acontecem no estacionamento inferior do Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib.

Para finalizar, o Parque Chácara Silvestre recebe o Festival de Sustentabilidade, com o objetivo de promover a qualidade de vida por meio de atrações musicais, teatrais, brincadeiras, oficinas e exposições. Nos finais de semana o evento é aberto a toda à população e a programação segue até o dia 28 (sexta-feira).

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes