Impasse interrompe negociações entre Sindicato e Mercedes-Benz

No sábado (15) trabalhadores autorizaram sindicato a negociar a inclusão da Mercedes-Benz no PPE (Foto: Edu Guimarães / SMABC)

Após dois dias de reuniões (17 e 18/8), as negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Mercedes-Benz chegaram a um impasse. O Sindicato tentava negociar a adesão da empresa ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) como alternativa para evitar demissões na fábrica, depois de autorizado pelos trabalhadores em assembleia realizada no sábado, dia 15. “Lamentavelmente, face à intransigência da empresa, não houve acordo”, explica Sérgio Nobre, diretor do Sindicato.

A empresa alega que o PPE é insuficiente para resolver a situação vivida pela empresa, que enfrenta queda na produção, e afirma ter um excedente de dois mil trabalhadores. A montadora insiste em recuperar proposta apresentada em julho e rejeitada por cerca de 70% dos trabalhadores da planta, que além da redução da jornada de 20%, com redução salarial de 10%, também reduzia reajuste pelo INPC e congelava evolução salarial para 2016.

Newsletter RD

“Em que pese outras diversas propostas que fizemos, a empresa permaneceu irredutível. Ela sequer concordou em que pudéssemos discutir alternativas com os trabalhadores após o retorno da licença remunerada, que ocorre na próxima segunda-feira dia 24, e manifestou que vai iniciar o processo de demissões do excedente ainda antes do retorno do pessoal. Obviamente, não vamos aceitar isso”, destacou Sérgio Nobre.

O dirigente reforça que o Sindicato vai encaminhar o que também foi aprovado na assembleia realizada no sábado: “Se a empresa concretizar as demissões anunciadas vamos imediatamente iniciar um processo de luta”.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes