Sensores vão prevenir deslizamentos em Mauá

Mauá será a primeira cidade do País a receber sensores de última geração que prometem auxiliar na prevenção de deslizamentos de terra. Os equipamentos serão instalados no próximo dia 24, no loteamento Chafik/Macuco, no Jardim Zaíra.

Os novos sensores permitirão detectar com precisão movimentações de terra que são imperceptíveis para os moradores. Com base nessas informações é possível calcular o risco de um deslizamento acontecer, avisar os moradores e assim, evitar tragédias.

Newsletter RD

A escolha do Macuco para receber a tecnologia não foi à toa. Em 2011, quatro pessoas morreram nessa região vítimas de deslizamentos provocados pela chuva que encharcou o solo. Os equipamentos são fornecidos e monitorados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e da Tecnologia.

“São sensores que medem movimentos de massa, mais ou menos o mesmo principio dos sensores que detectam terremotos. Funciona com um feixe de luz que é irradiado e reflete num prisma. O movimento do prisma muda o raio de luz refletido, qualquer alteração de massa pode indicar risco de deslizamento”, explica o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes. Serão instalados 150 primas em pontos estratégicos do Macuco.

O evento de apresentação da Estação Total Robotizada ocorreu em uma escola municipal do Jardim Zaíra nesta quarta-feira (12). Foi o primeiro evento público em que o prefeito Donisete Braga (PT) esteve presente após o retorno das férias.

“Desde 2013, redobramos nosso cuidado com as áreas de risco. Como primeira medida colocamos a sede da Coordenadoria de Defesa Civil no Jardim Zaíra onde temos um número maior de pessoas que necessitam de atenção, bem como cinco Núcleos de Defesa Civil, para melhorar nosso contato com os moradores nos momentos em que precisamos dar uma resposta imediata aos problemas enfrentados”, afirma o prefeito.

Outro bairro
A área que fica no Jardim Zaíra tem topografia que configura área de risco, já que facilita a ocorrência de deslizamentos. Embora não tenha data definida, uma segunda estação está prevista, devendo ser implantada no Jardim Rosina/Oratório, outro território de risco no município.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes