TRE define destino de Araújo na quinta

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) vai julgar na próxima quinta-feira (13) se o vereador de Santo André, José de Araújo, poderá deixar o PMDB sem correr o risco de ficar inelegível. A ação, impetrada pela defesa do parlamentar em dezembro do ano passado, visa dar respaldo jurídico à troca de partido.

Araújo alega na ação que sofre perseguição política dento do PMDB andreense, o que em tese permitiria ao vereador trocar de sigla sem correr o risco de que seja configurada infidelidade partidária. Caberá a sete ministros do TRE julgar se o parlamentar será liberado para se filiar a outra legenda.

Newsletter RD

“A expectativa é que o TRE autorize o vereador Araújo a se desfiliar do PMDB sem perder o mandato, tendo em vista os autos que demonstram uma grave perseguição contra ele. Ainda caberia recurso no TSE, mas não acredito que haveria tempo para a cassação dessa ordem no Tribunal Superior Eleitoral”, afirma o advogado Leandro Petrin, que defende o peemedebista.

José de Araújo, que é líder do governo Grana na Câmara, aguarda somente a decisão do TRE para definir para qual partido irá. “Tem que esperar decidir lá [no TRE] para definir como vai ficar aqui”, afirmou. O parlamentar está no sétimo mandato no Legislativo de Santo André, Casa que presidiu no biênio 2011-2012.

Histórico
A relação conturbada entre José de Araújo e o PMDB andreense teve início em 2012, quando o vereador apoiou o então candidato Aidan Ravin ao invés de Nilson Bonome, que foi postulante a prefeito pelo PMDB. Em agosto de 2013, Bonome (que presidia a executiva provisória da legenda em Santo André) entrou no diretório estadual com pedido de expulsão do vereador alegando desobediência às orientações do comando municipal.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes