Marinho diz que encerrou reforma do secretariado

Prefeito e secretário Hitoshi, na Pinacoteca de São Bernardo (Foto: Divulgação)

O prefeito de São Bernardo sinalizou nesta quinta-feira (30) que encerrou o ciclo de mudanças no secretariado que teve início na primeira semana de julho. Tomou posse nesta quinta o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hitoshi Hyodo, que substituiu Jefferson José da Conceição.

“Evidentemente que mudanças de ministros e secretários sempre podem acontecer, até por iniciativa deles, mas a princípio está encerrado esse processo”, afirmou Luiz Marinho (PT).

Newsletter RD

Esta é a terceira alteração realizada neste mês. Em 2 de julho Cleuza Repulho deixou a Educação e foi substituída pelo vereador Paulo Dias (PT). No dia 16 a Secretaria de Segurança Urbana, antes comandada por Benedito Mariano, passou às mãos de Cícero Ribeiro Silva. Nesta sexta-feira (31), Augusto Miolaro substituirá Mariana Persin na Cajuv (Coordenadoria de Ações para Juventude).

A cerimônia que marcou a posse de Hyodo ocorreu na Pinacoteca do município. Por conta do novo cargo, o empresário se licenciou do CIESP São Bernardo, onde é diretor-titular. Após seis anos como secretário de Desenvolvimento, Jefferson continuará no governo como novo superintendente da SBCPrev, o Instituto de Previdência da cidade.

Convite
De acordo com Hyodo, o convite para assumir a pasta era uma reivindicação antiga do CIESP. “Como diretor-titular do CIESP eu converso muito com o prefeito sobre a economia da cidade, os problemas… Dentre desse processo de conversa surgiu o convite”, afirma. “No meio da [segunda] gestão [Marinho] essa possibilidade ficou mais forte”.

Hyodo e Marinho reforçaram a explicação de que o convite não teve nenhum caráter político – o novo secretário é presidente do diretório municipal do PTB.

“O Hitoshi é um empresário, ligado a um setor econômico da cidade, essa é a razão [da escolha], não é por conta do partido que ele presidia, ou preside. Estamos trazendo pelo setor que ele representa na cidade”, afirma o prefeito de São Bernardo.

Hitoshi disse que conversou com o deputado estadual Campos Machado, presidente do PTB em São Paulo. No entanto, não se sabe até quando a situação de Hyodo no partido vai se sustentar.

Isso porque a legenda caminha para virar oposição a Marinho. O ex-tucano Admir Ferro vai se filiar à legenda, assumir o comando do diretório municipal e provavelmente ser candidato a vice na chapa de Alex Manente (PPS) no ano que vem.

Jefferson
O economista Jefferson José da Conceição faz parte da leva de secretários de São Bernardo que está no primeiro escalão desde o início do governo Marinho, em 2009. Ele substituirá Glória Sakoto Konno no comando da SBCPrev a partir da próxima segunda-feira (3).

“É um desafio enorme, trata-se de um fundo fechado de servidores. Pra mim é muito importante porque é de fato um aprendizado, uma responsabilidade gigantesca”, afirmou Conceição.

Ele esteve à frente da estratégia adotada pela gestão Marinho de diversificar a economia da cidade, tentando transformar o município em um polo da indústria da defesa.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes