Energia solar é abordada pelo Ciesp

A energia solar pode ser utilizada em residências, comércios e empresas (Foto: Divulgação)

O Ciesp SBC promoveu nesta quarta-feira (29/7) a plenária Energia Solar Fotovoltaica. Oportunidades e Desafios”, para tratar do desenvolvimento da energia solar em todo o ABC. O palestrante responsável foi Rodrigo Lopes Sauaia, co-fundador e diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que em entrevista exclusiva afirmou que a região pode se tornar referência não apenas no uso desse tipo de energia, mas também nos serviços de produção e montagem dos equipamentos nas residências, comércios e indústrias.

Segundo o especialista, o potencial da região para a manufatura e o setor de serviços torna o ABC propício para o fomento da energia solar. Os efeitos positivos serão sentidos na própria economia das cidades, que se beneficiarão da geração de empregos no ramo. “A produção de energia solar é a que mais gera emprego no setor energético, com cerca de 30 empregos por megawatt”, diz. Hidrelétricas são a segunda colocada, com 25 empregos por megawatt, e as demais estão na faixa dos 20 ou 15 empregos. “O ABC tem desenvolvimento econômico grande, bem próximo de São Paulo, capital. Lá já existem iniciativas mais concretas de fomento ao uso da energia solar, então, vamos ter esse primeiro contato para buscar iniciativas”, afirma.

Newsletter RD

A energia solar pode ser utilizada em residências, comércios e empresas, ainda que de forma híbrida – parte da energia consumida seria proveniente do sistema de captação de energia solar, enquanto outra parte do sistema de distribuição convencional. “Os comércios e as indústrias, especialmente, devem ter um estudo mais detalhado para saber qual tipo de energia é mais em conta”, explica Sauaia.

Pela resolução nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cada unidade de consumo de energia pode produzir também uma quantidade de energia e cedê-la para a distribuidora local e, assim, receber uma compensação no consumo de energia elétrica ativa na mesma unidade. Esse Sistema de Compensação de Energia Elétrica é considerado pela Absolar e pelo Ciesp SBC como o maior incentivo para a adesão da energia solar na região.

Segundo Marcos Lirom, diretor de infraestrutura do Ciesp SBC, essa resolução torna ainda mais justificável o trabalho que o Ciesp e o Fiesp tem feito para dialogar com a AES Eletropaulo sobre a infraestrutura energética da região. “Temos acompanhado que as hidrelétricas e termelétricas têm se enfraquecido, por isso acreditamos que será importante realizar plenária sobre energia solar”, relata.

A palestra teve empreendedores e empresas como enfoque. “O evento foi importante para sentirmos qual o nível de interesse em utilizar esse tipo de energia, pois já há algumas iniciativas aqui nesse setor, mas não muitas”, analisa Sauaia.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes