Turquia acentua ataques a curdos no Iraque, enquanto oposição pede acordo de paz

A Turquia intensificou os ataques aéreos contra rebeldes curdos no norte do Iraque nesta quarta-feira, enquanto o partido de oposição pró curdos, o Partido Democrático do Povo, pediu o fim imediato da violência e a retomada dos esforços de paz.

Durante a madrugada, os aviões de guerra atingiram cerca de seis posições dos rebeldes, incluindo abrigos e instalações de armazenamento de armas pertencente do Partidos dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), de acordo com um comunicado do governo.

Newsletter RD

Os ataques aéreos começaram depois que os rebeldes reivindicaram a responsabilidade pelo assassinato de dois policiais.

Os ativistas curdos acusaram o governo de ter sido responsável pelo atentado suicida na semana passada e de ter culpado o grupo Estado Islâmico, alegando que o governo não tem feito o suficiente para deter os ataques dos extremistas.

Selahattin Demirtas, líder do Partido Democrático do Povo, pediu para que fosse retomado o processo de paz e que o Parlamento realize uma sessão extraordinária, a portas fechadas se possível, para discutir os ataques dos rebeldes e a resposta da Turquia.

“Nós precisamos criar imediatamente as condições para um retorno imediato ao ambiente de trégua e para o processo de diálogo”, disse Demirtas. Fonte: Associated Press.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes