Federação mexicana demite Miguel Herrera por agressão a jornalista

Dois dias após levar o México ao título da Copa Ouro, o técnico Miguel Herrera foi demitido pela Federação Mexicana de Futebol, nesta terça-feira. O treinador perdeu o emprego por ter agredido um jornalista na segunda, um dia após a conquista, no aeroporto da Filadélfia, nos Estados Unidos.

“Nossos valores, nossos princípios estão acima de qualquer resultado”, justificou Decio de María Serrano, que vai assumir no sábado a presidência da federação. Ao anunciar a saída do treinador, De María afirmou que a agressão “não mostra o espírito de disputa leal e respeitosa” que a entidade defende.

Newsletter RD

“A violência não cabe na sociedade, na família e muito menos em nenhum esporte. Ninguém que queira se impor com agressões, e não com ideias, diante de conceitos como a liberdade de expressão pode ser membro da Federação Mexicana de Futebol”, reforçou o dirigente.

Herrera foi acusado de agredir o jornalista Christian Martinoli, do canal de TV Azteca, com um soco no pescoço, na segunda-feira. O jornalista não informou o motivo da agressão, no aeroporto da Filadélfia. O então treinador mexicano deixava os Estados Unidos após conquistar o título da Copa Ouro, com a vitória por 3 a 1 sobre a Jamaica, no domingo.

Para o presidente da federação mexicana, o ato de Herrera, mesmo longe dos gramados, não condiz com sua função. “Em nossa profissão, nossa indústria, as partidas nunca acabam. Somos personagens públicos que representam uma instituição. Temos que ter isso bem claro em mente”, declarou De María.

Herrera, de 47 anos, assumiu o comando do México em 2013, em um momento conturbado da seleção, então ameaçada de ficar fora da Copa do Mundo de 2014. Por causa da sequência irregular nas Eliminatórias, a equipe mexicana chegou a ser comandada por quatro treinadores em apenas um mês e meio.

Herrera, contudo, trouxe estabilidade ao time. Depois do aperto, o México obteve a classificação, graças a uma ajuda dos Estados Unidos, em uma combinação de resultados improvável na reta final das Eliminatórias. Na Copa, o time mexicano se destacou na fase de grupos e por pouco não eliminou a Holanda nas oitavas de final.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes