Usuário critica restrição nos pagamentos no Poupatempo de Santo André

O Poupatempo Santo André deve oferecer operações da São Paulo Previdência (SPbrev) e emissão de carteiras de trabalho.

Inaugurada em maio deste ano o Poupatempo em Santo André enfrenta o mesmo dilema das demais unidades para ganhar aprovação dos usuários: a dificuldade para efetuar pagamentos das taxas dos serviços. A reclamação é que há excesso de burocracia bancária e faltam caixas eletrônicos na unidade. Neste segundo semestre, O Poupatempo Santo André deve oferecer operações da São Paulo Previdência (SPbrev) e emissão de carteiras de trabalho.

Vanderlei Sorce, morador de Mauá que foi a Santo André para realizar exame médico, diz que faltam caixas eletrônicos mais próximos da unidade. “Ao contrário de serviços como a renovação da CNH ou pedido de segunda via do RG, o exame médico não aceita pagamento em cartão. Se tivesse um caixa eletrônico 24h para realizar o saque, já ajudaria, porque no geral o serviço é ótimo”, afirma.

Newsletter RD

Daiane Victor, administradora da unidade, reafirma que esse problema é o mais prejudicial na avaliação do público. “O órgão responsável pelos pagamentos é o Banco do Brasil, e os boletos não podem ser pagos em quaisquer bancos, nem em lotéricas ou caixas eletrônicos, e isso gera reclamação”, afirma. Daiane afirma que o problema não é exclusivo do Poupatempo de Santo André. “Toda a rede sofre com a burocracia na realização dos pagamentos”, analisa.

Entretanto, a administradora explica que o Poupatempo tem pouco o que fazer a respeito. “O nosso trabalho é de acompanhar as manifestações dos cidadãos e reencaminhar às áreas competentes. Como o banco é terceirizado, não temos o poder de mudar a sua forma de operação”, pondera. Procurado, o Banco do Brasil afirma não ter recebdio reclamações de atendimento.

Detran
Daiana Victor informa que os serviços sistemicamente mais demorados são os do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “O órgão é mais exigente, tem processos mais burocráticos, mas são determinações que não cabem ao Poupatempo mudar”, explica. A demanda dos serviços do Detran representa 65% de toda a demanda da unidade e, apesar de entraves, tem cerca de 95% de aprovação dos usuários. De acordo com a profissional, o Poupatempo realiza treinamentos com os funcionários e faz acompanhamentos diretos junto aos atendentes para garantir a agilidade dos processos.

Segundo a da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), a inauguração das unidades de Diadema, há cinco meses, e de Santo André, há dois meses, reduziu a demanda na unidade de São Bernardo, em maio e junho na comparação com o mesmo período em 2014. Amédia mensal de atendimentos caiu de 185.027 para 175.244.

Os usuários Maurício Renato Vasconcelos e Francis Garcia Bastos elogiaram a agilidade da emissão de segunda via da carteira de identidade e licenciamento de carro. Moradores de Santo André, Vasconcelos e Bastos ressaltam que a unidade andreense traz praticidade aos moradores da cidade. “Eu precisaria ir até São Bernardo para fazer o licenciamento, mas agora não mais”, diz Vasconecelos.

“São Bernardo oferece mais serviços do que Santo André, mas estamos preparados para receber novos serviços a partir de agosto”, diz.  

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes