Luiz Marinho troca secretário e chora em transmissão de cargo

A cerimônia de transmissão do cargo foi marcada pela emoção de Marinho, que chorou durante seu discurso.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), deu posse nesta quinta-feira (16) ao novo secretário de Segurança do município, Cícero Ribeiro Silva. O novo titular da Pasta era o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) e entrou no lugar de Benedito Mariano, que estava no governo há seis anos e meio, desde o início da gestão petista.

Mariano é o segundo integrante do governo Marinho a deixar o primeiro escalão neste semestre. O primeiro a sair foi Cleuza Repulho, que foi substituída em 2 de julho pelo vereador Paulo Dias (PT).

Newsletter RD

As mudanças fazem parte da reformulação desenhada pelo prefeito, com o objetivo de dar ao secretariado um perfil mais político e com nomes nativos de São Bernardo – o agora ex-secretário de Segurança tinha perfil técnico e não mora no município.

A cerimônia de transmissão do cargo foi marcada pela emoção de Marinho, que chorou durante seu discurso. Algo raro – para não dizer raríssimo – de se ver em eventos públicos. “Não é uma situação fácil dizer para você que é hora de sair”, afirmou com voz embargada, ao se direcionar a Benedito Mariano.

Militante

Filiado ao PT há cinco anos e militante declarado do partido, o novo secretário de Segurança de São Bernardo atua na Guarda Civil Municipal desde 2000 e virou comandante da corporação em 2010. Cícero Ribeiro Silva foi comunicado há duas semanas por Marinho que substituiria Benedito Mariano na Pasta.

“Foi uma surpresa ter essa oportunidade de cuidar da gestão da Secretaria. Conhecemos bem a cidade e sabemos o que o município precisa em relação à Segurança”, afirma. “A gente precisa potencializar as conquistas, sentar com as equipes, mantendo o que está dando certo e corrigindo os erros”, diz Silva. A primeira reunião do novo secretário com os demais titulares da área da Segurança na região ocorrerá na semana que vem.

Balanço

Com ampla experiência na área de segurança pública, Benedito Mariano deixa o governo Marinho para atuar na Capital, em função ainda não divulgada oficialmente. Uma das possibilidades é que ele volte a trabalhar na Prefeitura de São Paulo, onde foi secretário de Segurança na gestão Marta Suplicy (2001-2004).

Mariano foi ouvidor da Polícia Civil durante o governo Mário Covas e comandava a Secretaria de Administração de Osasco quando foi convidado em 2008 para atuar em São Bernardo, pelo então recém-eleito prefeito Marinho. A Pasta de Segurança só viria a ser criada no final de 2009.

Mariano acumulou nos últimos anos também a função de coordenador do Grupo de Trabalho Segurança do Consórcio Intermunicipal, que discute as questões de segurança em âmbito regional. A entidade ainda vai discutir quem ocupará o cargo, mas um dos favoritos é o secretário de Segurança de Santo André, José Luiz Martins Navarro.

Entre as principais ações de Mariano em São Bernardo estão a construção da mais moderna central de videomonitoramento do ABC, com 400 câmeras, a criação do estatuto da GCM e a ampliação do efetivo da corporação, que passou de 534 integrantes em 2009 para 1.003 no ano passado.

O Projeto Portais Eletrônicos foi a principal ação encampada por Benedito Mariano em âmbito regional. Mas a proposta, que previa a instalação de câmeras nas divisas das cidades do ABC, naufragou por causa da falta de verbas. Um dos momentos de desgaste ocorreu no final do ano passado, depois que a GCM realizou uma reintegração de posse considerada truculenta por movimentos habitacionais.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes