Justiça suspende rejeição de contas de Auricchio

O ex-prefeito de São Caetano, José Aurichio Jr. (PTB), conseguiu uma vitória nesta sexta-feira (3). O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu tutela antecipada ao petebista e suspendeu o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) que rejeitou as contas de 2012, referentes ao seu último ano de gestão no Palácio da Cerâmica. O TJ entendeu que Auricchio teve o direito de defesa cerceado no TCE, o que teria contrariado regimento do Tribunal de Contas. A decisão foi do juíz Emílio Migliano Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. A contabilidade do último ano de governo Auricchio seria votada no dia 18 de agosto pela Câmara Municipal. 

Marinho olímpico
O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), foi uma das autoridades convidadas para participar nesta sexta-feira, em Brasília, da apresentação da tocha das Olimpíadas de 2016 no Rio. A tocha vai passar por cerca de 500 cidades brasileiras. São Bernardo faz parte do seleto grupo de 300 municípios onde haverá a cerimônia de revezamento, quando a chama de uma tocha é transmitida para outra. A tocha, aliás, vai pernoitar na cidade.

Newsletter RD

ABC na rota
Santo André é a outra cidade da região por onde a tocha olímpica vai passar.

Matias vereador 1
O vereador Matias Fiúza (PT) tomou posse na Câmara São Bernardo nesta sexta-feira (3), na vaga deixada por Paulo Dias (PT), que deixou o Legislativo para assumir o comando da Secretaria da Educação. Fiúza ocupava o cargo de subprefeito do Alvarenga. Na quinta-feira (3), durante cerimônia de posse do novo secretário, Luiz Marinho avisou que ainda não tinha definido quem ficar no lugar de Fiúza na subprefeitura. A falta de pressa do prefeito em achar um substituto revela que a função não tem tanta importância assim…

Matias vereador 2
Matias Fiúza foi vereador em São Bernardo entre 2009 e 2012. Entrou na política surgiu em 2004, quando se candidatou a vereador pelo PT. Obteve na época 2.636 votos e não se elegeu. Em 2008 saiu vitorioso, com 5.098 votos.

Zacarias questiona 1
O vereador Luiz Zacarias (PTB) apresentou requerimento questionando o Semasa sobre o aumento de 23% na conta de água, que já está em vigor. O parlamentar solicita ao prefeito que apresente “a metodologia adotada para a cobrança nas faturas da conta de saneamento” e “justificar detalhadamente os motivos para fosse definido” o índice de reajuste anunciado.

Cálculo
Parte da culpa pelo aumento da conta de água em Santo André é da Sabesp, que passou a cobrar mais pela água vendida para Santo André. Mas o aumento não é responsabilidade somente da empresa estadual.

Resposta
O Semasa informou, em nota: “As planilhas do Semasa demonstram que a produção de água teve custos crescentes entre os exercícios de 2013 e 2015. Essa nova tarifação, além dos custos de produção local, também repassa os valores cobrados pela Sabesp calculados pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) pela produção da água no atacado pelos sistemas Rio Grande e Rio Claro, responsáveis pelo abastecimento de 96% de nosso município”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes