A tão aguardada modernização das estações da linha 10-turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), prometida há anos pelo governo do Estado, virou um jogo de empurra entre a gestão Alckmin e o governo federal.
A importância dessas obras vai muito além da questão estética. As reformas permitiriam melhorar a acessibilidade das estações, que por serem muito antigas, não têm estrutura adequada para receber deficientes.
A estação Tamanduateí é a exceção positiva. Por causa da integração do Metrô, que teve início em 2010, a parada foi reformada naquele ano e passou a contar com escadas rolantes, elevadores e piso tátil para deficientes visuais. A promessa do governo do Estado é que o restante da linha 10 teria o mesmo padrão, o que não aconteceu.
Batendo cabeça
O governo federal e governo do Estado culpam um ao outro pela demora. Em visita ao ABC, no mês passado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que ainda está à espera de verbas federais para poder dar início às reformas.
“A linha 10, quando nós tivemos aquelas manifestações de julho de 2013, o governo federal lançou o chamado PAC Mobilidade, que contemplou três projetos para São Paulo, entre eles as reforma das estações. O dinheiro ainda não chegou. Esperamos que agora no segundo semestre resolva”, afirmou o tucano “Não é financiamento, é recurso a fundo perdido do PAC”, lembrou.
O governo federal prometeu repassar R$ 590 milhões do Orçamento Geral da União para as obras. Em nota, o Ministério das Cidades explicou que trâmites burocráticos de responsabilidade do governo do Estado não foram cumpridos, o que impede a liberação da verba.
“Atualmente, a operação de repasse encontra-se com pendências de titularidade (envio de documentação comprovação de titularidade impresso e atualizado), engenharia (apresentação da documentação) e de licenciamento ambiental (apresentação de manifestação do órgão ambiental aplicável). Pendências que precisam ser resolvidas por parte do Governo do Estado de São Paulo”, diz o ministério.
O governo estadual fala em reformar as estações da linha 10 desde pelo menos a gestão do governador José Serra (2007-2010).