Liquidação é a arma das grandes redes para vender

Liquidações e promoções são ferramentas para reduzir o estoque parado e aquecer um pouco as vendas neste inverno (Foto: Pedro Diogo)

Em meio ao cenário de crise econômica, o comércio tem de utilizar a criatividade na hora de buscar métodos para atender às expectativas de venda dos artigos de inverno. Entre as estratégias escolhidas, as liquidações e as facilitações de pagamento estão entre as mais utilizadas pelas lojas. Ainda assim, pela atual situação, as metas estabelecidas não são grandes.

Para alcançar o aumento de 3% em relação às vendas de inverno de 2014, a Coop oferece, nos produtos dos setores têxtil, bazar e eletrodomésticos, o parcelamento em 12 vezes sem juros pelo cartão da empresa e em dez vezes nos demais cartões. Segundo Edson Pereira, gerente comercial da rede, apesar de as vendas melhorarem com o aumento do frio, o cenário não é positivo. “Ainda não alcançamos nosso objetivo”, diz.

Newsletter RD

Já a rede de supermercados Carrefour aposta no reforço dos estoques de alimentos mais consumidos durante esta estação, como cafés, chás, chocolates, queijos, sopas instantâneas, vinhos e sobremesas de caneca. Com grande quantidade de produtos disponíveis, as lojas conseguem atribuir grandes descontos às peças e atrair mais clientes. As sopas e chás, por exemplo, tiveram uma diminuição de 25% no preço.

Com 311 lojas localizadas em 230 cidades do País, a rede Pernambucanas também apela para os descontos com o objetivo de impulsionar as vendas deste inverno. Denominada Liquida Me Leva, a liquidação da loja abrange as linhas de moda, eletrônicos, games, televisões e artigos para casa. O departamento de roupas é o que apresenta o maior diferencial nos preços, com valores até 70% menores que os originais. Já os eletroeletrônicos podem ser parcelados em até 10 vezes. A promoção se estende até o final do mês, para que os estoques se esgotem.

A C&A também utiliza a liquidação como estratégia para esvaziar os estoques de produtos de inverno e dar espaço para as peças da nova coleção. Até o dia 8 (quarta-feira), a rede está com descontos de até 60% em toda a loja. A promoção pode se estender caso os itens não sejam vendidos até a data marcada.

Na mesma onda

Os shoppings também não fogem da situação. O Metrópole, em São Bernardo, realiza, entre os dias 6 (segunda) e 12 (domingo), a LiquidaInsana. Além dos descontos de até 70% em itens de tecnologia, vestuário, calçados, brinquedos, eletroeletrônicos e artigos para casa, o empreendimento investiu em dois personagens que vão interagir com o público para divulgar as ofertas disponíveis no catálogo online do centro comercial. Márcia Zoratti e Sousa, gerente de marketing do shopping, crê que a estratégia funcionará por representar uma boa oportunidade para os clientes.

“Por conta do momento delicado na economia, acreditamos que os consumidores estejam esperando pela liquidação para adquirir itens que não foram comprados em datas anteriores”, explica. Apesar do cenário, Márcia afirma confiar no potencial de venda das promoções de inverno. “Estamos bastante otimistas”, diz.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes