Paulo Dias assume Educação de São Bernardo e Cleuza mira Unicef

Repulho aproveitou para ressaltar que sua saída do governo Marinho foi exclusivamente por vontade própria.

Uma cerimônia realizada no Teatro Cacilda Becker nesta quinta-feira (2) marcou a mudança de comando na Secretaria de Educação de São Bernardo. Depois de 6 anos e meio no cargo, Cleuza Repulho passou oficialmente o bastão para o vereador Paulo Dias (PT), que está no segundo mandato na Câmara Municipal.

O evento iria ocorrer no Salão Nobre da Prefeitura, mas acabou sendo transferido para o teatro por causa do número significativo de pessoas que foi acompanhar a cerimônia. O primeiro escalão do governo Marinho compareceu em peso.

Newsletter RD

Cleuza apresentou balanço das ações à frente da Educação e depois revelou qual deve ser seu futuro fora da secretaria. “Muito provavelmente eu vá para a Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] mas ainda não fechamos nada. O convite da Unicef é para Cleuza trabalhar na Amazônia, mas por conta da distância ela ainda avalia se aceitará. Repulho deve bater o martelo dentro de 30 dias. “Pedi um mês de férias, coisa que eu não tive nesses 6 anos e meio”.

Repulho aproveitou para ressaltar que sua saída do governo Marinho foi exclusivamente por vontade própria. “Eu queria deixar claro que eu pedi pra sair. Isso é importante. Minha conversa com o Marinho já tem uns três meses e foi uma decisão pessoal. Eu deixei a [presidência] da Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação] também e queria um pouco de descanso”, justificou.

Cleuza assumiu a secretaria em 2009, no primeiro ano da gestão Luiz Marinho. Sua passagem pela função foi marcada por avanços importantes, como a construção de CEUs, aumento da nota do IDEB e novas vagas para creches. No entanto, não faltaram polêmicas, que acabaram por desgastar a secretária, como o corte das merendas em parte das escolas, atraso na entrega de uniformes e o Estatuto da Educação, que foi motivo de embate com os servidores.

A saída de Cleuza e a nomeação de Paulo Dias serão publicadas nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial do Município.

Prioridades

A primeira missão de Paulo Dias à frente da secretaria de Educação será elaborar o Plano Municipal de Educação (PME). São Bernardo é uma das três cidades do ABC que ainda não aprovou o texto. O projeto de lei vai traçar metas e objetivos para os próximos dez anos.

“Essa é uma das primeiras tarefas que o Marinho me deu hoje [ontem] de manhã. Vou começar a me aprofundar para que no mês de julho ou agosto, no máximo, a gente tenha as plenárias e o texto-base para ser avaliado pelo Legislativo”, afirma o novo secretário.

Cleuza Repulho defende que o termo “gênero”, que tanto causou polêmica em outras cidades, faça parte do PME. Mas o texto será redigido somente depois da realização de audiências públicas em que o assunto será discutido com a sociedade e a Prefeitura pode decidir por não incluir a palavra.

Paulo Dias não prevê novas mudanças na distribuição de merendas na cidade – nem novos cortes de refeição, nem recuo em escolas onde houve redução de merenda. “Nas escolas onde visitei estada tudo muito tranquilo, como o CEU Celso Daniel, um dos maiores das cidades. A questão está bem equacionada”.

O vereador Paulo Dias, que está no segundo mandato na Câmara, não pretende tentar a reeleição no ano que vem. Essa decisão acabou pesando a favor do parlamentar na hora que Marinho decidiu quem iria suceder Cleuza. Sem estar preocupado com a campanha eleitoral, Dias poderá se dedicar integralmente à Pasta, uma das mais importantes da administração.

O petista será substituído no Legislativo de São Bernardo por Matias Fiúza, que é subprefeito da região do Alvarenga. O prefeito Luiz Marinho ainda não definiu quem ocupará o cargo no lugar de Fiúza.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes