Tenente-coronel dá expediente online diariamente

Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (PM), responsável pela segurança de oito bairros da zona sul, o tenente-coronel Márcio Rocha dá expediente online todos os dias. Entusiasta da chamada “polícia de proximidade”, que tem como meta combater os crimes com o apoio popular, ele é assíduo nos grupos de Facebook que divulgam assaltos e aplaude a mobilização.

“Com um clique você interage com mais de 10 mil pessoas e pode dar resposta imediata. Os grupos me dão mais trabalho, já que monitoramos pelo computador e pelo smartphone 24 horas por dia, mas melhoram a confiança e a credibilidade da PM.” Rocha diz que é preciso cuidado com o compartilhamento de fotos de suspeitos. “Os policiais evitam, mas não dá para impedir.”

Newsletter RD

Para o sociólogo Ignacio Cano, coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), os grupos refletem a migração das relações sociais para a internet. “Em princípio, a neighborhood watch (vigilância de bairro) é algo positivo. Mas pode estimular a sensação de insegurança das pessoas.” Ele cita como lado negativo tentativas de controle social, com banimento de pessoas indesejadas das ruas ou de fora do bairro.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes