Sem-teto fazem protesto na Avenida Paulista por início das obras do Minha Casa

A Avenida Paulista, no sentido Consolação, foi totalmente bloqueada às 17h40 desta quinta-feira, 25, na frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp) por manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST). O MTST afirma que 15 mil pessoas se concentravam no local. A Polícia Militar não fez estimativa atualizada – a última, de antes das 17h, indicava apenas 100 pessoas.

O objetivo é protestar contra o ajuste fiscal e exigir o início das obras do programa Minha Casa Minha Vida fase 3. Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Taboão da Serra, da Central Única dos Trabalhadores, do PST e de outros movimentos sociais engrossam o ato.

Newsletter RD

Dois carros de som se preparavam para começar a caminhada, que deve seguir em direção ao Largo da Batata como é costume nas manifestações do MTST, o grupo é formado por quem mora em ocupações e conta também por idosos e crianças, a maioria vestindo vermelho. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) acompanhava a movimentação e bloqueava a via.

“O governo federal está tomando uma série de medidas contra o trabalhador sob o nome de ajuste fiscal. Atacaram o emprego e agora a aposentadoria. Nós não vamos aceitar. Viemos exigir a liberação de verbas de moradia para o Minha Casa Minha Vida. Viemos exigir, porque direito não se pede, se exige”, disse Guilherme Boulos, líder nacional do MTST.

Boulos também afirmou que o ato é em repúdio a atitudes do Congresso Nacional, como a aprovação da redução da maioridade penal, da lei de terceirização e contra a “tentativa de entregar o pré-sal para empresas estrangeiras”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes