Vera Cruz começa a ser revitalizado em agosto

A Companhia Cinematográfica Vera Cruz, responsável por algumas das principais produções de filmes da década de 50, começará a ser revitalizada em agosto. A prefeitura de São Bernardo assinou nesta terça-feira (23) o contrato de concessão que vai dar à empresa Telem o direito de utilização do espaço por um período de 30 anos.

Serão investidos R$ 156 milhões nos próximos cinco anos, prazo previsto para esteja em funcionamento todo o complexo novo que será construído no local. A Telem promete construir sete estúdios, um centro cultural, salas de pré e pós-produção, estacionamento, teatro, cinema digital, espaço de convivência, além de um memorial para contar a história da companhia. Um grande evento será realizado no dia 5 de agosto, a partir das 19h, para marcar o início das obras.

Newsletter RD

O contrato assinado nesta terça prevê que a Prefeitura começará a obter retorno financeiro em cinco anos, quando 5% do faturamento do complexo será repassado anualmente para os cofres municipais. “Os cinco primeiros anos é o que se chama de outorga. Ou seja, ele não repassa nada financeiro ao município mas oferece uma contrapartida: contrata e banca o custeio do Centro de Audiovisual”, explica o secretário de Cultura de São Bernardo, Osvaldo Oliveira Neto.

Por fora, o Cine Vera Cruz vai manter o aspecto arquitetônico. Cada um dos sete novos estúdios terá tamanho diferente. A promessa é que o teatro tenha padrão similar às casas de espetáculos de São Paulo que recebem grandes musicais.

Histórico
Fundada pelo produtor italiano Franco Zampari e pelo empresário Franciso Matarazzo Sobrinho, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz funcionou entre 1949 e 1954 e produziu cerca de 40 longas-metragens. Os estúdios foram construídos em terreno onde antes funcionava uma granja da família Matarazzo.

Um dos principais longas produzido na empresa foi “O Cangaçeiro”, que foi premiado no Festival de Cannes. Foi no Vera Cruz que surgiu um dos nomes de maior sucesso do cinema nacional, Amácio Mazaroppi. 

Depois de ir à falência em 1954, o Cine Vera Cruz passou a ser alvo de seguidas promesssas de que seria reativado. Hoje o espaço onde já foram produzidos dezenas de filmes é utilizado principalmente para a realização de feiras e exposições.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes