Marinho concluirá reforma de secretariado em 15 dias

Prefeito de São Bernardo vai promover reforma no secretariado

O prefeito de São Bernardo promete anunciar em no máximo duas semanas todas as mudanças que serão realizadas no primeiro escalão do governo petista. A reforma do secretariado foi desencadeada no início do mês, quando Cleuza Repulho anunciou que deixaria a Pasta de Educação. Questionado pelo RD, Luiz Marinho (PT) se recusou a antecipar quais serão as outras mudanças. “Será na quantidade necessária”, cravou o petista.

Hipóteses
É dado como certo que Marinho vai promover uma reforma ampla, provavelmente a maior desde que teve início a gestão petista, em 2009. Alguns dos mais cotados para deixar o primeiro escalão são Jefferson José da Conceição (Desenvolvimento Econômico) e Benedito Mariano (Segurança Pública).

Newsletter RD

Reunião
Marinho almoçou nesta terça com os presidentes dos partidos que formam a base de sustentação do governo na Câmara. O encontro acontece (não coincidentemente) a poucos dias de o prefeito definir como ficará a nova configuração do secretariado. A lista de siglas é da base governista é enorme, quase uma sopa de letrinhas: PMDB, PR, PPL, PDT, PP, PT do B, PRB, PSD, PSB, PC do B, PTC, DEM, PSDC, PSL, PV, PTN, PT, PUMA, PRP, PE, PROS e PRTB.

Chehade, Tobias e Paulinho
O presidente do PSDB de Santo André, Marcelo Chehade, se reunirá nesta quarta-feira (24) com o presidente estadual da sigla, Pedro Tobias. O assunto principal da conversa tem nome e sobrenome: Paulinho Serra, que provavelmente será candidato a prefeito em 2016 pela legenda.

De saída
Hoje no PSD, Paulinho deve migrar de volta para o ninho tucano e deixar (ainda não se sabe quando) o comando da secretaria de Mobilidade, Obras e Serviços Públicos. “O convite [para vir para o PSDB] não partirá de mim, mas sim de alguém do governo do Estado”, afirma Chehade.

Dívida
Chehade esteve na Câmara de Santo André nesta terça-feira (23) e revelou que terá que pagar uma dívida de R$ 224 mil referente a recebimento de 13º salário quando era vereador em Santo André. Questionamentos semelhantes foram feitos a outros parlamentares da Casa, que também receberam o benefício.

Neo-tucanos
Chehade garante que dois vereadores de Santo André estão de malas prontas para o PSDB…

Sessão morna 1
Após seguidas sessões de tensão e ânimos exaltados, a Câmara de São Caetano teve uma sessão morna nesta terça. Ao contrário do que ocorreu na semana passada, não houve protestos na Casa para pressionar os vereadores a rejeitarem as contas de Auricchio.

Sessão morna 2
A calmaria se explica por dois fatores: ficou definido que a votação das contas do ex-prefeito vai acontecer somente no segundo semestre e os vereadores do G-8 já anunciaram posicionamento contrário ao petebista, o que enterra as chances de vitória de Auricchio.

Dia D
O presidente da Câmara de São Caetano, Paulo Bottura (Pros), anunciou nesta terça que 18 de agosto é o novo Dia D de José Auricchio. Nesta data devem finalmente ir a voto as contas do ex-prefeito de 2012, que foram rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Habitação
O prefeito Carlos Grana (PT) encontrou o secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia, nesta terça-feira. O petista reforçou a necessidade de novos projetos para a construção de unidades habitacionais, priorizando aqueles que recebem o aluguel solidário e os que moram em área de risco.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes