Movimento pede alterações em Planos de Educação

Na sessão desta quinta-feira um grupo chamado “Eu sou Família” ocupou a Casa para pedir aos vereadores que alterem trechos do Plano Municipal de Educação (PME) andreense.

Faltando menos de uma semana para o fim do prazo, a maioria das cidades do ABC ainda não aprovou os Planos Municipais de Educação. Em São Caetano, o projeto passou pelo crivo dos vereadores nesta quinta-feira (18) em sessões extraordinárias. Os municípios têm até a próxima quarta-feira (24) para aprovar os textos.

Em Santo André a votação deve ocorrer na semana que vem. Na sessão desta quinta-feira um grupo chamado “Eu sou Família” ocupou a Casa para pedir aos vereadores que alterem trechos do Plano Municipal de Educação (PME) andreense. O movimento tem atuado não somente em Santo André, mas também em outras cidades da região.

Newsletter RD

Os alvos dos protestos do grupo, ligado a entidades religiosas, são os trechos dos Planos Municipais que tratam sobre a diversidade sexual. A principal crítica está centrada nos artigos que falam sobre “diversidade de gênero”, considerados contrários à família e um incentivo velado ao homossexualismo.

No caso de Santo André, a palavra “gênero” não é citada, mas mesmo assim o grupo pede mudanças. “Algumas frases deixam subentendido a ideologia de gênero. Conforme a Constituição, os pais que devem educar os filhos da forma que acharem melhor, não os professores e a escola, que têm outra função”, afirma uma das integrantes da comissão “Eu sou Família”, Rosangela Rodrigues.

“Crianças em formação são vulneráveis. A família que deve dar noção de valores, não é a escola. Deixar na mãos dos professores temas tão polêmicos pode ser perigoso. Cada pessoa tem sua experiência própria de vida e de sexualidade e não podemos deixar que essa experiência seja passada para o aluno”, defende Tânia Vieira Camacho, uma das integrantes do grupo. “Nossas crianças não podem ser assediadas ideologicamente”.

O prazo para entregar os PMEs (24 de junho) foi estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação). O não-cumprimento desse prazo pode levar os municípios a ter dificuldade de obter verbas federais. Pelo ritmo observado na região, é praticamente impossível que todas as cidades consigam aprovar os textos a tempo. Santo André é o município que está como o processo de aprovação mais avançado.

Perfil

Em sua página na internet, o grupo “Eu sou Família” define o que é a “ideologia de gênero”, que segundo o movimento, tem sido propagada nas escolas. “Nesta ideologia não existiria uma mulher ou um homem naturais, pelo contrário, o ser humano nasceria sexualmente neutro, do ponto de vista psíquico, e seria constituído socialmente homem ou mulher de acordo com sua vontade”.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes