Frota de táxis vai dobrar em Mauá

Cidade conta 130 táxis; número vai chegar a 270 no segundo semestre (Foto: Évora Meira)

A prefeitura de Mauá vai lançar no segundo semestre chamamento com o objetivo de aumentar o número de táxis na cidade. O texto do certame está em processo de análise pela secretaria de Assuntos Jurídicos, que dará em breve o aval para publicação do edital. O governo Donisete Braga (PT) avalia que os 130 veículos disponíveis hoje não dão conta da demanda.

“Hoje a pessoa que pega táxi no horário de pico encontra fila maior do que para pegar ônibus. Isso é um absurdo numa cidade como Mauá. Vamos dobrar, passarmos para uma quantidade de 270 táxis”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque. “Tem uma espera hoje de mais de 30 minutos”, conta.

Newsletter RD

Os taxistas que hoje possuem licença para operar no município poderão continuar trabalhando normalmente. Já o motorista que pretende ocupar uma das vagas que serão abertas no edital terá que cumprir exigências, como por exemplo, participar do Curso de Taxista promovido pelo Sest Senat e realizar uma prova.

A Prefeitura vai exigir que pelo menos 10% da nova frota seja adaptada a passageiros com necessidades especiais. Além disso, 3% das novas licenças serão disponibilizadas para motoristas que possuam algum tipo de deficiência física. O último chamamento para aumentar a frota de táxis em Mauá ocorreu há mais de uma década.

Mais pontos
Além do aumento da frota, a Prefeitura promete criar novos pontos de táxi. “Tem um ponto de taxi ao lado do McDonalds, perto do Paço e o próximo é somente lá na Santa Casa. É uma distância muito grande entre um ponto e outro”, exemplifica o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque.

A cidade vai ganhar cerca de 15 novos pontos de táxi, que se somarão ao 19 que funcionam hoje. Um destes pontos será instalado na Praça Itália, próximo à avenida Dom José Gaspar e à avenida Portugal.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes