Venda do HSBC põe em risco 400 empregos na região

Na região existem 17 agências, instaladas nas sete cidades. (Foto: Pedro Diogo)

A decisão do HSBC de encerrar suas atividades no Brasil colocou em alerta os cerca de 400 funcionários do banco que trabalham no ABC. Em todo o País, o quadro de empregados da instituição financeira chega a 21 mil trabalhadores. Na região existem 17 agências, instaladas nas sete cidades.

O banco pretende manter no País atendimento somente a grandes clientes e colocou o restante da operação à venda. Bradesco, Santander e Itaú estão na briga para comprar o HSBC no Brasil. Independentemente de quem fechar a compra, o fato é que os empregos estão ameaçados.

Newsletter RD

“Nossa principal preocupação é com a questão de emprego. Toda venda de banco que aconteceu no Brasil gerou desemprego. Vamos ter que fazer esse debate com o banco comprador”, afirma o secretário de finanças e presidente eleito do Sindicato dos Bancários do ABC, Belmiro Moreira, que é também funcionário licenciado do HSBC.

A experiência com outras fusões (como a do Itaú e do Unibanco, em 2008) não deixa dúvidas de que a venda da operação brasileira do HSBC vai provocar demissões. O Sindicato dos Bancários alerta que o impacto negativo pode atingir também funcionários da instituição financeira que comprar o banco britânico.

“A gente não pode falar que só o bancário do HSBC vai ser atingido pela perda de emprego. O [banco] comprador também acaba fazendo um ajuste dos seus quadros. Dependendo da qualificação dos trabalhadores o corte pode ocorrer em um banco ou no outro”, explica Belmiro Moreira. O maior impacto de desemprego deve ser observado em Curitiba, onde fica a sede do HSBC no Brasil. A capital paranaense abriga 8 mil funcionários do banco.

HSBC no ABC
Todas as cidades do ABC possuem agências do HSBC. Em Santo André são quatro unidades (Jardim, Centro, Parque das Nações e Utinga). São Bernardo tem três agências (Centro, Rudge Ramos e Taboão). São Caetano tem o maior número de agências na região, cinco (Barcelona, Vila Gerty, Centro, Fundação e Santa Paula).

Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra tem uma agência cada, todas no Centro. Em Ribeirão há duas unidades: Centro e Ouro Fino Paulista.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes