Helicóptero que caiu com filho de Alckmin tinha componentes desconectados

Dois componentes fundamentais para o piloto controlar a aeronave estavam desconectados no voo do helicóptero que caiu em Carapicuíba, na Grande São Paulo, no dia 2 de abril e que resultou na morte de cinco pessoas, entre elas Thomaz Alckmin, filho mais novo do governador de São Paulo.

Relatório divulgado nesta terça-feira, 2, pela Força Aérea Brasileira (FAB) mostra que os “controles flexíveis” e as “alavancas”, componentes mecânicos que ficam entre o motor e o rotor do helicóptero, estavam desconectados já antes da decolagem. Ainda não se sabe o porquê.

Newsletter RD

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que conduziu as investigações, afirmou no relatório que o exame dos destroços demonstra que os danos encontrados nos motores, transmissão principal e de causa, pás do rotor principal e demais componentes foram consequências, e não causas do acidente.

Pelas características da queda, que ocorreu de forma brusca, a primeira hipótese levantada era de que uma das cinco pás que formam a hélice teria se rompido.

O voo do dia 2 de abril foi o primeiro dessa aeronave após quase dois meses de intervenções previstas de manutenção. As evidências apontam que o comandante estava pilotando o helicóptero em todas as fases do voo.

Acidente

O filho mais novo do governador Geraldo Alckmin, Thomaz Rodrigues Alckmin, morreu em acidente de helicóptero que ocorreu em Carapicuíba, às 17h10 de 2 de abril, em um condomínio localizado na altura do km 26 da Rodovia Castello Branco.

A aeronave chegou a atingir uma casa em construção, mas ninguém em solo ficou ferido. Ele tinha 30 anos e era piloto de helicóptero. Auxiliares do governador informaram, no entanto, que Thomaz estava como copiloto no momento do acidente. Além do filho do governador, outras quatro pessoas morreram.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes