Químicos negociarão com Basf alemã

Funcionários fizeram protesto e manterão paralisação até às 14h desta quarta-feira, dia 3. (Foto: Divulgação / Sindicato dos Químicos)

O Sindicato dos Químicos do ABC pretende agendar uma reunião com a diretoria da Basf, na Alemanha, para negociar uma saída que garanta os empregos dos 94 trabalhadores que atuam na Unidade Anchieta, produtora de poliamida, em São Bernardo, e que a multinacional anunciou fechar até o final do ano. Para protestar, os funcionários entraram em greve e, em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (2), resolveram manter a paralisação até às 14h desta quarta-feira (3), quando haverá outra assembleia para definir encaminhamentos.

A estratégia do Sindicato dos Químicos será, primeiramente, tentar convencer os diretores alemães a manterem a unidade em funcionamento. Outra possibilidade a ser discutida é a de recolocação dos trabalhadores em outras unidades da empresa e, por último, caso não haja outra opção, garantir, no ato da demissão, um pacote adicional de salário por ano trabalhado.
“Hoje (terça, dia 2), os trabalhadores chegaram para trabalhar e o gerente da fábrica reuniu a todos para ensinar como preencher currículos. A empresa também ofereceu cursos de qualificação profissional, mas é muito pouco, pois alí há funcionários antigos, com 15, 20, 25 anos de casa”, reclamou José Antônio Gomes, o Tonhão, coordenador da Regional São Bernardo do Sindicato dos Químicos do ABC.

Newsletter RD

Tonhão também disse que a direção do Sindicato agendará uma reunião com o prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT) para buscar apoio da Administração no processo de negociação.

Encerramento
O anúncio do encerramento da produção da unidade fabricante de poliamida na Via Anchieta até o final do ano ocorreu nesta segunda-feira (1/6). Os danos causados por um incêndio em 2014 seriam o principal motivo para a multinacional tomar a decisão.

No comunicado, a Basf ofereceu “um pacote interno de requalificação profissional e preparação” para os trabalhadores que serão demitidos com a nova medida. A empresa também assegurou que os seus clientes da América do Sul continuarão a ser atendidos por meio das plantas da China, Estados Unidos, Alemanha e Bélgica.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes