Ministro demarca terreno de Tito Costa como área indígena

Manifestantes pró-demarcação de terra no Jaraguá, durante ato no ano passado (Foto: Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deu passo decisivo para colocar ponto final numa longa disputa que envolve índios e o ex-prefeito de São Bernardo, Antônio Tito Costa. Cardozo assinou na noite da última sexta-feira (29) portaria que declara uma área ocupada por índios guaranis no entorno do Pico do Jaraguá, em São Paulo, como Terra Indígena Jaraguá. Tito Costa é um dos proprietários da área de 720 mil m² e briga há anos pela desocupação do local.

Por pouco
Tito Costa chegou a conseguir neste mês que a Justiça autorizasse a reintegração de posse do local. A liminar exigia a saída dos índios da aldeia Itakupe. A Polícia Militar pretendia realizar a reintegração no final de maio, mas o Supremo Tribunal Federal acabou suspendendo a liminar. Na prática, a portaria do ministro da Justiça inviabilizar qualquer tentativa de despejo da tribo.

Newsletter RD

Disputa
A área está em disputa desde 2005. Os guaranis que lá viviam foram retirados na época por uma reintegração de posse. Posteriormente, a Funai recorreu da decisão e reconheceu a área como parte da Terra Índigena Guarani. Os índios voltaram a ocupar a terra no ano passado.

Longevo
O ex-prefeito Antonio Tito Costa completou em dezembro do ano passado 93 anos de idade. Advogado, foi prefeito de São Bernardo entre 1977 e 1983 pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), embrião do PMDB. Foi vice-prefeito durante a gestão de Walter Demarchi (1993-1996).

Educação em pauta
A Educação será um dos temais centrais da reunião de prefeitos no Consórcio Intermunicipal, que ocorreu nesta segunda-feira (1º/07). Dados preliminares de estudo sobre indicadores municipais da Educação nas sete cidades serão apresentados aos gestores.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes