Marinho muda proposta, mas paralisação continua

Greve dos servidores chega nesta nesta sexta (29) ao 17º dia, sem negociação com o Paço (Foto: Pedro Diogo)

Terminou sem acordo mais uma rodada de negociações entre o Sindserv (Sindicato dos Servidores) de São Bernardo e a Prefeitura. Nesta quinta-feira (28) o governo Luiz Marinho (PT) apresentou nova proposta que muda de forma substancial o que tinha sido oferecido pela administração até então.

Marinho propôs pagar um abono de R$ 1.554 em junho e outro abono de R$ 310 em dezembro. Pela proposta, os salários dos servidores não teriam reajuste neste ano. O aumento salarial ocorreria em março do ano que vem, com a garantia de reposição da inflação de 2014 (7,68% pelo INPC) e de 2015 de uma só vez.

Newsletter RD

A tentativa de acordo desta quinta ocorreu no período da manhã, em reunião realizada no prédio da Prefeitura com secretários do governo. Por volta das 18h, a categoria se concentrou em assembleia no Paço para ouvir a diretoria do Sindserv informar sobre a nova proposta.

Como a própria administração se comprometeu a continuar as negociações nesta sexta-feira (29), a proposta nem chegou a ser votada pelos servidores. Portanto, a paralisação que teve início no dia 13 de maio vai continuar. Antes da reunião desta quinta, a proposta da Prefeitura era oferecer reajuste de 7,68% parcelado em duas vezes – 2,5% em março e o restante em dezembro.

Pendências

A continuidade das negociações nesta sexta tem como objetivo a tentativa de um acordo em pontos considerados prioritários pelo Sindicato dos Servidores. São dois os principais objetivos: garantir que os aposentados também sejam beneficiados pela proposta apresentada pela Prefeitura e obter da administração o compromisso de não descontar os salários dos funcionários que estão em greve.

“Eles se comprometeram a se reunir amanhã [hoje] para discutir também os dias parados, que é crucial, uma questão de honra para nós. E não podemos admitir deixar os aposentados de fora, somos uma categoria só”, afirma o presidente do Sindserv São Bernardo, Giovani Chagas.

Nesta semana o prefeito Marinho chegou a prometer cortar o ponto de quem está em greve. Na reunião feita nesta quinta os representantes do Paço confirmaram que o desconto vai de fato ocorrer nos salários que serão depositados nesta sexta.

Uma nova assembleia será realizada no Paço, a partir das 18h desta sexta-feira, para discutir os resultados da reunião prevista para ocorrer pela manhã entre Prefeitura e Sindserv.
“Ainda não houve tempo para avaliar se a nova proposta da Prefeitura é boa ou ruim, ainda vamos fazer contas. Para algumas categorias pode ser prejuízo, para outras não. Temos que fazer essa avaliação para poder passar para os trabalhadores”, afirma Giovani Chagas.

17 dias

A greve dos servidores de São Bernardo chega nesta sexta-feira ao 17º dia. Durante o período de paralisação a categoria realizou diversos protestos por algumas das principais vias da cidade, como as avenidas Lucas Nogueira Garcez, Prestes Maia, Brigadeiro Faria Lima e rua Marechal Deodoro.

A categoria marcou presença também nas sessões da Câmara – cerca de 40 servidores chegaram a acampar no Legislativo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes