Prefeitura e faculdade vão mapear imigrantes que vivem em São Paulo

A Prefeitura de São Paulo e a Faculdade Santa Marcelina apresentaram na noite de segunda-feira, 25, um projeto para mapear todos os imigrantes que vivem na capital. Segundo os organizadores, dados indicam que existam hoje 300 mil imigrantes, regulares e irregulares, na cidade.

“Começamos a fazer um trabalho que dará subsídios para que o município de São Paulo possa planejar, adequadamente, a oferta de serviços públicos dos imigrantes que aqui vivem”, afirmou a coordenadora do curso de Relações Internacionais da faculdade, Rita do Val, que também atua como consultora em projetos para refugiados.

Newsletter RD

Os órgãos públicos têm controle dos que vêm ao Brasil e passam pela Polícia Federal. É difícil manter, porém, um registro de grupos que chegam sem documentos e não procuram as autoridades”, disse.

O mapeamento será dividido em duas partes: a primeira, com entrega prevista para novembro deste ano, tem por objetivo buscar dados quantitativos com as três esferas – municipal, estadual e federal – para conseguir montar um panorama geral de imigrantes na capital paulista.

O segundo momento será feito com pesquisas de campo e entrevistas. “Uma das questões mais problemáticas de quem trabalha com a temática da imigração é a dificuldade de conseguir dados. Para nós é muito importante saber onde essas pessoas residem, o que não sabemos hoje”, explicou Camila Baraldi, coordenadora adjunta de Políticas para Migrantes da Secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

O projeto não pretende fazer a identificação formal dos imigrantes porque o objetivo não é denunciar os irregulares à Polícia Federal. O mapeamento vai identificar gênero, origem, idade, condição socioeconômica para que a Prefeitura faça ações de integração com essa população.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes