São Caetano tem ação contra o glaucoma

São Caetano disponibiliza consultas, exames e cirurgias (Foto:Alexandre Yort/PMSCS)

Os casos de glaucoma, doença que pode levar à cegueira aumentaram. Por causa disso, a Secretaria de Saúde de São Caetano organizou uma ação que ao mesmo tempo que contribui para a prevenção ajuda a divulgar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26/5). Esta é a segunda iniciativa da Prefeitura com a mesma finalidade neste ano.

Nesta quarta-feira (27), haverá, a partir das 8h, na unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares, uma atividade com o intuito de orientar o público contra a doença. No evento será distribuído colírios específicos e terá café da manhã comunitário.

Newsletter RD

Na cidade há cerca de mil pessoas diagnosticadas com a doença. Segundo a coordenadora geral de oftalmologia de São Caetano, Sandra Maria Canelas Beer, o glaucoma é um caso sério e deve receber atenção, “A doença deve ser diagnosticada precocemente porque senão leva direto à cegueira. É necessário cuidado e realizar exames pelo menos uma vez ao ano”, disse a médica, que reforçou a necessidade de todos ficarem atentos e alertarem os outros sobre o caso, principalmente familiares. “Se existir casos da doença na família a atenção deve ser redobrada”, ressalta a médica.

A Prefeitura prevê outras duas atividades ainda neste ano, já que desde a primeira ação, em março, a demanda tem sido alta, mesmo com os atendimentos das unidades móveis que circulam na região.

Qualquer um pode ser vítima da doença, porém, pessoas que tem pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma, idade acima de 40 anos, tratamentos com esteroides, hipertensos, diabéticos e altos graus de miopia apresentam maior risco.

Unidades físicas e móvel
São Caetano disponibiliza consultas, exames e cirurgias na Unidade de Saúde Oftalmológica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Os telefones de contato são 4226-2223/2230. O atendimento 24 horas de urgência funciona no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (Rua Aurélia, 101, Bairro Santa Paula). Além da Unidade Móvel de Oftalmologia do Saúde em Movimento, vertente do Programa Fila Zero, que circula pelo município oferecendo serviços oftalmológicos completos.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes