Cresce roubo de carros em três cidades do ABC

Estatística foi apresentada pelo secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, durante coletiva de imprensa (Foto: Celina Oliveira)

Mauá, Ribeirão Pires e Diadema apresentaram aumento no número de carros roubados em abril, em comparação a março, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo (SSP). Mauá é o município que possui a situação mais preocupante, com um incremento de 20 casos em abril – eram 156 em março e agora são 176.

Diadema teve 196 carros roubados em abril e 194 em março, enquanto Ribeirão apresentou 21 casos em comparação aos 17 anteriores. Além desse aumento, outra situação preocupante na região é a concentração de estupros em São Bernardo. Durante o mês de abril, aproximadamente 42% dos 21 casos ocorridos no ABC aconteceram na cidade. Santo André aparece logo em seguida nas estatísticas ao concentrar 33% dos casos de estupro da região.

Newsletter RD

Apesar disso, os índices de criminalidade do ABC como um todo caíram quando comparados ao ano passado. Em relação a abril de 2014, os estupros diminuíram em 50% e os roubos e furtos de veículos em cerca de 25%. Houve uma ocorrência de homicídio na região, em Diadema, à medida que em 2014 existiram três – uma também em Diadema, uma em Santo André e outra em Mauá. Já os homicídios dolosos sofreram uma diminuição de 10%, com 18 casos em abril deste ano, em comparação aos 20 do ano passado.

Estado
O Estado de São Paulo também apresentou queda em alguns indicadores de criminalidade, entre eles os roubos e furtos de veículos, que reduziram em 9% durante o primeiro quadrimestre do ano. Os latrocínios e os homicídios dolosos também diminuíram, com 15% e 9,11% casos a menos no período, respectivamente.

Ainda assim, também no quadrimestre, os roubos a banco tiveram alta de 10,61%, com aumento de sete casos em relação ao mesmo período de 2014, quando houve 66 registros. O tráfico de entorpecentes foi outro indicador a sofrer aumento no Estado, com 13,12% de crescimento entre janeiro a abril.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes