Grana se pronuncia sobre polêmica de grafite

Prefeito foi alvo de ofensas do apresentador Danilo Gentili

O prefeito de Santo André usou as redes sociais nesta sexta-feira (22) para falar sobre a polêmica envolvendo a pintura de grafite que retratava o apresentador Danilo Gentili na avenida Santos Dumont. Ao saber que teve sua imagem apagada pela Prefeitura, Gentili (que é de Santo André) usou seu programa no SBT para ofender Carlos Grana e o PT.

Sem contato
“Quero aqui manifestar que considero descabido e lamentável o conteúdo apresentado no referido programa de televisão, uma vez que, em nenhum momento, a produção do apresentador procurou a mim ou à Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André, solicitando esclarecimentos sobre quais os motivos que levaram a substituição do grafite em questão”, afirmou o prefeito pelo Facebook.

Newsletter RD

Censura
O prefeito afirmou ainda que sua história “está marcada pelo combate à ditadura e pela defesa da democracia. Não tive, não tenho e nunca terei nenhuma atitude que censure qualquer manifestação seja de ordem cultural, artística, sexual, política e social”.

Estratégia
A Comunicação da Prefeitura avaliou que o prefeito deveria se posicionar pelo Facebook devido à repercussão do caso. Danilo Gentili, que tem mais de 10 milhões de seguidores, postou o vídeo com as ofensas e fez questão de “marcar” o nome do prefeito, o que levaria inevitavelmente muitas pessoas a acessarem a página oficial do petista. O vídeo já teve quase 9 mil compartilhamentos.

Explicação
A Prefeitura publicou uma nota de esclarecimento, em que explica que os 27 artistas que participam do projeto de grafite foram escolhidos por meio de edital e que todos os desenhos foram selecionados previamente pela Secretaria de Cultura e Turismo. O grafite que retratava Danilo Gentili foi a única exceção. “O artista que grafitou a imagem do programa “The Noite com Danilo Gentili” não se inscreveu neste edital, mas foi convidado por outro artista selecionado a dividir o muro com ele, realizando uma intervenção sobre uma obra previamente selecionada, o que fere as regras da seleção pública estabelecidas no edital”, diz o Paço.

Mudança
A Prefeitura explicou ainda porque determinou que o desenho fosse alterado. “Entendemos que o graffiti divulgando um programa de televisão fere explicitamente outra regra estabelecida no item 6 do edital, cujo texto fala que “as obras deverão respeitar a lei não sendo permitido uso de logotipos, marcas, expressões publicitárias e/ou similares, salvo aqueles previamente autorizados pela assessoria de Juventude da Secretaria de Cultura e Turismo.”

Pinheiro e o hospital
O prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) revelou na última quinta-feira (21), durante coletiva realizada no Palácio da Cerâmica, que se reuniu nesta semana com a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) para tratar sobre a novela do Hospital São Caetano. Caberá à SPU dar início aos trâmites para que o terreno onde fica o hospital seja doado para a Prefeitura. A área é particular e a ideia do governo municipal é que a União se aproprie do terreno e doe para São Caetano. Isso seria possível poque o proprietário da área (Sociedade Beneficência Portuguesa) deve R$ 60 milhões para a Receita Federal.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes